Na Valkiria, a gente costuma dizer que design bom é aquele que acolhe. Que coloca o usuário no centro. Que transforma rotinas reais em experiências mais gentis. E foi exatamente esse o desafio que resolvemos junto com O Boticário ao redesenhar a linha infantil Dr. Botica.
O desafio era criar as embalagens (shape e rótulo) da nova linha de shampoos, sabonetes e cremes, mantendo a identidade lúdica do personagem Dr Botica
Ao longo do processo, percebemos que a embalagem podia ser resolvida para além da estética e da ergonomia convencional.
Você já parou pra pensar que, pra tirar shampoo, condicionador ou hidratante da embalagem, você precisa usar as duas mãos?
Agora imagina isso num banho com bebê no colo, ambiente molhado, criança se mexendo… Afinal, nessa fase infantil, é muito comum que o banho seja dado por pais, mães ou cuidadores que, na maioria das vezes, está com uma mão ocupada segurando a criança.
Ao longo do projeto, surgiu o insight: e se o pump pudesse ser acionado com apenas uma mão?
Parece uma solução simples e óbvia, mas não é isso que observamos nas milhares de opções que existem no mercado.
O resultado é o lançamento de uma embalagem acessível para pessoas PCD, levando em consideração: ergonomia, usabilidade e inclusão.

Através dessa solução de design, o produto não precisa estar apoiado na prateleira ou no chão para o seu acionamento. Podemos pegar ele com uma mão e simplesmente apertar para que o produto caia na mesma mão. Isso facilita de verdade a rotina de muitas pessoas.
A solução de design também contemplou:
- Shape exclusivo com size impression, com zona de apoio texturizada para facilitar a aderência dos dedos e com a base larga para dar maior estabilidade;
- Tipografia ampliada e layout projetado para facilitar a leitura para pessoas com baixa visão;
- Sistema de cores por tipo de cabelo: verde para crespos, laranja para cacheados, azul para lisos;
- Cores no pump e na tag frontal e lateral para diferenciar os produtos: azul (shampoo), verde (condicionador), roxo (creme para pentear).

Dr. Botica é um caso de design inclusivo.
Em parceria com o time do Boticário, o processo de desenvolvimento envolveu cocriação com pessoas com deficiência nos membros superiores e pessoas com baixa visão. Por meio de testes, captamos feedbacks sobre a pega, apoio e estabilidade até chegar na solução final.
Ficamos felizes por contribuir para o lançamento de uma linha inovadora e inclusiva que traz ao mesmo tempo segurança e magia pra quem usa.
Tudo isso com cheirinho de maçã verde.

Esse projeto nos lembrou que ouvir com profundidade é a base de qualquer solução relevante de design. Que prototipar viabiliza solução técnica. E que inovar nem sempre é criar algo novo, mas sim melhorar o que já existe com mais intenção.
Se você também acredita que design pode transformar rotinas reais, conversa com a gente. A Valkiria existe para criar marcas, produtos e embalagens que geram valor na na vida das pessoas.
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