Vamos
Conversar

(Seus dados estão seguros e protegidos. Garantimos a confidencialidade e a privacidade das informações fornecidas. Confira nossa Política de Privacidade.)
HCD

Heading 1

Heading 2

Heading 3

Heading 4

Heading 5
Heading 6

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Block quote

Ordered list

  1. Item 1
  2. Item 2
  3. Item 3

Unordered list

  • Item A
  • Item B
  • Item C

Text link

Bold text

Emphasis

Superscript

Subscript

HCD

Human-Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano) é uma abordagem para solução de problemas que você deve plicar nos seus projetos e negócios.

Publicado em
13/2/2025
, por
Time VLK

O objetivo principal é entender as pessoas para quem projetamos — mapear suas necessidades, restrições, contextos e comportamentos — e, a partir disso, gerar múltiplas alternativas que serão testadas, até chegarmos na solução ideal.

É uma abordagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, sejam eles para criar produtos, experiências ou serviços.

A empresa de design IDEO foi pioneira em utilizar essa abordagem, focando em projetos de impacto social. Eles desenvolveram um método próprio chamado HCD.

Ele é dividido em 3 fases:

# Hear

Durante a fase Hear (ouvir), sua equipe de design coletará histórias e se inspirará nas pessoas. Você vai organizar e conduzir pesquisas de campo. Este é o momento de abordar as pessoas em seus próprios contextos para entender em profundidade os seus problemas.

Objetivos:

_ Determinar quem vai ser abordado;
_ Ganhar empatia;
_ Coletar histórias.

DICA: Todos são especialistas.

Uma abordagem centrada no ser humano faz com que você dê voz às comunidades, tornando-as parte do projeto. Essas pessoas são as verdadeiras especialistas no assunto e irão te guiar para as melhores soluções.

# Create

Na fase Create (criar), você vai trabalhar em equipe para traduzir em estruturas, oportunidades e protótipos o que você ouviu dos usuários. Durante essa fase, você identificará temas e oportunidades para criar soluções.

Objetivos:

_ Entender os dados;
_ Identificar padrões;
_ Criar soluções.

DICA: Crie personas.

Construa narrativas e personagens com os dados que você coletar. Eles vão te ajudar a se manter conectado com os usuários, e sempre lembrar o objetivo principal do projeto.

# Deliver

A fase Deliver (implementar) marca o início da implementação de soluções através de um sistema rápido de modelagem de custos e receitas, estimativas de capacitação e planejamento de implementação. Essa fase o ajudará a lançar novas soluções.

Objetivos:

_ Identificar capacidades necessárias;
_ Criar um modelo financeiro sustentável;
_ Criar pilotos e medir impacto.

DICA: Prototipe.

Fornecer soluções novas requer experimentar as suas ideias no mundo real com baixo custo e baixo investimento. A implementação é um processo contínuo, que provavelmente irá requerer muitos testes e protótipos para aperfeiçoar a solução e seus sistemas de suporte.

Teste as suas ideias antes de lançá-las!

Human-Centered Design (HCD), ou, design centrado no ser humano é uma abordagem que coloca as necessidades e experiências das pessoas no centro do processo criativo, resultando em soluções que realmente fazem a diferença. Ao adotar essa abordagem, não apenas criamos produtos e serviços mais eficazes, mas também fortalecemos a conexão entre marcas e indivíduos, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Em essência, ao priorizar o ser humano, elevamos o design a um novo patamar de relevância e significado.

Experimente e depois nos conte!

Blog

HCD

Como encontrar soluções com foco nas pessoas.
Publicado em
Feb 13, 2025
Escrito por
Time VLK
Compartilhar

Human-Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano) é uma abordagem para solução de problemas que você deve plicar nos seus projetos e negócios.

O objetivo principal é entender as pessoas para quem projetamos — mapear suas necessidades, restrições, contextos e comportamentos — e, a partir disso, gerar múltiplas alternativas que serão testadas, até chegarmos na solução ideal.

É uma abordagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, sejam eles para criar produtos, experiências ou serviços.

A empresa de design IDEO foi pioneira em utilizar essa abordagem, focando em projetos de impacto social. Eles desenvolveram um método próprio chamado HCD.

Ele é dividido em 3 fases:

# Hear

Durante a fase Hear (ouvir), sua equipe de design coletará histórias e se inspirará nas pessoas. Você vai organizar e conduzir pesquisas de campo. Este é o momento de abordar as pessoas em seus próprios contextos para entender em profundidade os seus problemas.

Objetivos:

_ Determinar quem vai ser abordado;
_ Ganhar empatia;
_ Coletar histórias.

DICA: Todos são especialistas.

Uma abordagem centrada no ser humano faz com que você dê voz às comunidades, tornando-as parte do projeto. Essas pessoas são as verdadeiras especialistas no assunto e irão te guiar para as melhores soluções.

# Create

Na fase Create (criar), você vai trabalhar em equipe para traduzir em estruturas, oportunidades e protótipos o que você ouviu dos usuários. Durante essa fase, você identificará temas e oportunidades para criar soluções.

Objetivos:

_ Entender os dados;
_ Identificar padrões;
_ Criar soluções.

DICA: Crie personas.

Construa narrativas e personagens com os dados que você coletar. Eles vão te ajudar a se manter conectado com os usuários, e sempre lembrar o objetivo principal do projeto.

# Deliver

A fase Deliver (implementar) marca o início da implementação de soluções através de um sistema rápido de modelagem de custos e receitas, estimativas de capacitação e planejamento de implementação. Essa fase o ajudará a lançar novas soluções.

Objetivos:

_ Identificar capacidades necessárias;
_ Criar um modelo financeiro sustentável;
_ Criar pilotos e medir impacto.

DICA: Prototipe.

Fornecer soluções novas requer experimentar as suas ideias no mundo real com baixo custo e baixo investimento. A implementação é um processo contínuo, que provavelmente irá requerer muitos testes e protótipos para aperfeiçoar a solução e seus sistemas de suporte.

Teste as suas ideias antes de lançá-las!

Human-Centered Design (HCD), ou, design centrado no ser humano é uma abordagem que coloca as necessidades e experiências das pessoas no centro do processo criativo, resultando em soluções que realmente fazem a diferença. Ao adotar essa abordagem, não apenas criamos produtos e serviços mais eficazes, mas também fortalecemos a conexão entre marcas e indivíduos, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Em essência, ao priorizar o ser humano, elevamos o design a um novo patamar de relevância e significado.

Experimente e depois nos conte!

Heading 1

Heading 2

Heading 3

Heading 4

Heading 5
Heading 6

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

ASDSASDA

Block quote

Ordered list

  1. Item 1
  2. Item 2
  3. Item 3

Unordered list

  • Item A
  • Item B
  • Item C

Text link

Bold text

Emphasis

Superscript

Subscript