HCD

Human-Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano) é uma abordagem para solução de problemas que você deve plicar nos seus projetos e negócios.
Publicado em
Apr 4, 2025
Escrito por
Time VLK
Compartilhar

O objetivo principal é entender as pessoas para quem projetamos — mapear suas necessidades, restrições, contextos e comportamentos — e, a partir disso, gerar múltiplas alternativas que serão testadas, até chegarmos na solução ideal.

É uma abordagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, sejam eles para criar produtos, experiências ou serviços.

A empresa de design IDEO foi pioneira em utilizar essa abordagem, focando em projetos de impacto social. Eles desenvolveram um método próprio chamado HCD.

Ele é dividido em 3 fases:

# Hear

Durante a fase Hear (ouvir), sua equipe de design coletará histórias e se inspirará nas pessoas. Você vai organizar e conduzir pesquisas de campo. Este é o momento de abordar as pessoas em seus próprios contextos para entender em profundidade os seus problemas.

Objetivos:

_ Determinar quem vai ser abordado;
_ Ganhar empatia;
_ Coletar histórias.

DICA: Todos são especialistas.

Uma abordagem centrada no ser humano faz com que você dê voz às comunidades, tornando-as parte do projeto. Essas pessoas são as verdadeiras especialistas no assunto e irão te guiar para as melhores soluções.

# Create

Na fase Create (criar), você vai trabalhar em equipe para traduzir em estruturas, oportunidades e protótipos o que você ouviu dos usuários. Durante essa fase, você identificará temas e oportunidades para criar soluções.

Objetivos:

_ Entender os dados;
_ Identificar padrões;
_ Criar soluções.

DICA: Crie personas.

Construa narrativas e personagens com os dados que você coletar. Eles vão te ajudar a se manter conectado com os usuários, e sempre lembrar o objetivo principal do projeto.

# Deliver

A fase Deliver (implementar) marca o início da implementação de soluções através de um sistema rápido de modelagem de custos e receitas, estimativas de capacitação e planejamento de implementação. Essa fase o ajudará a lançar novas soluções.

Objetivos:

_ Identificar capacidades necessárias;
_ Criar um modelo financeiro sustentável;
_ Criar pilotos e medir impacto.

DICA: Prototipe.

Fornecer soluções novas requer experimentar as suas ideias no mundo real com baixo custo e baixo investimento. A implementação é um processo contínuo, que provavelmente irá requerer muitos testes e protótipos para aperfeiçoar a solução e seus sistemas de suporte.

Teste as suas ideias antes de lançá-las!

Human-Centered Design (HCD), ou, design centrado no ser humano é uma abordagem que coloca as necessidades e experiências das pessoas no centro do processo criativo, resultando em soluções que realmente fazem a diferença. Ao adotar essa abordagem, não apenas criamos produtos e serviços mais eficazes, mas também fortalecemos a conexão entre marcas e indivíduos, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Em essência, ao priorizar o ser humano, elevamos o design a um novo patamar de relevância e significado.

Experimente e depois nos conte!