O objetivo principal é entender as pessoas para quem projetamos — mapear suas necessidades, restrições, contextos e comportamentos — e, a partir disso, gerar múltiplas alternativas que serão testadas, até chegarmos na solução ideal.
É uma abordagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, sejam eles para criar produtos, experiências ou serviços.
A empresa de design IDEO foi pioneira em utilizar essa abordagem, focando em projetos de impacto social. Eles desenvolveram um método próprio chamado HCD.
Ele é dividido em 3 fases:
.avif)
# Hear
Durante a fase Hear (ouvir), sua equipe de design coletará histórias e se inspirará nas pessoas. Você vai organizar e conduzir pesquisas de campo. Este é o momento de abordar as pessoas em seus próprios contextos para entender em profundidade os seus problemas.
Objetivos:
_ Determinar quem vai ser abordado;
_ Ganhar empatia;
_ Coletar histórias.
DICA: Todos são especialistas.
Uma abordagem centrada no ser humano faz com que você dê voz às comunidades, tornando-as parte do projeto. Essas pessoas são as verdadeiras especialistas no assunto e irão te guiar para as melhores soluções.
# Create
Na fase Create (criar), você vai trabalhar em equipe para traduzir em estruturas, oportunidades e protótipos o que você ouviu dos usuários. Durante essa fase, você identificará temas e oportunidades para criar soluções.
Objetivos:
_ Entender os dados;
_ Identificar padrões;
_ Criar soluções.
DICA: Crie personas.
Construa narrativas e personagens com os dados que você coletar. Eles vão te ajudar a se manter conectado com os usuários, e sempre lembrar o objetivo principal do projeto.
# Deliver
A fase Deliver (implementar) marca o início da implementação de soluções através de um sistema rápido de modelagem de custos e receitas, estimativas de capacitação e planejamento de implementação. Essa fase o ajudará a lançar novas soluções.
Objetivos:
_ Identificar capacidades necessárias;
_ Criar um modelo financeiro sustentável;
_ Criar pilotos e medir impacto.
DICA: Prototipe.
Fornecer soluções novas requer experimentar as suas ideias no mundo real com baixo custo e baixo investimento. A implementação é um processo contínuo, que provavelmente irá requerer muitos testes e protótipos para aperfeiçoar a solução e seus sistemas de suporte.
Teste as suas ideias antes de lançá-las!
Human-Centered Design (HCD), ou, design centrado no ser humano é uma abordagem que coloca as necessidades e experiências das pessoas no centro do processo criativo, resultando em soluções que realmente fazem a diferença. Ao adotar essa abordagem, não apenas criamos produtos e serviços mais eficazes, mas também fortalecemos a conexão entre marcas e indivíduos, promovendo um impacto positivo e duradouro na sociedade.
Em essência, ao priorizar o ser humano, elevamos o design a um novo patamar de relevância e significado.
Experimente e depois nos conte!