Quando uma marca consegue chegar neste patamar, ela não apenas conquista clientes, mas cultiva defensores leais, que impulsionam os resultados e a lucratividade por meio de recompras e recomendações.
No entanto, o que acontece quando o valor da marca não é percebido?
Frente a esse desafio, muitas empresas optam por repensar sua estratégia de marca, processo que, muitas vezes, traz a necessidade de atualizar ou revitalizar também a identidade visual.
A identidade visual desempenha um papel importante na maneira como as pessoas percebem e reconhecem uma marca. É o que elas notarão quando descobrirem a sua marca pela primeira vez e é algo que elas continuarão vendo todas as vezes que a encontrarem no futuro.
Portanto, é imprescindível que uma identidade visual conte a história certa e ajude na construção da reputação de uma marca, principalmente, em seu mercado de atuação.
Abaixo, temos o redesenho da Intel ao longo dos anos para não perder relevância no seu mercado de atuação.

A seguir, compartilho uma lista de possíveis razões que podem motivar a atualização de uma identidade visual.
1. Desalinhamento com os valores da Marca:
A identidade visual deve ser um espelho do posicionamento pretendido da marca, sua personalidade, valores, etc. Uma desconexão pode enfraquecer a percepção do público.
2. Evolução da Empresa:
À medida que as empresas crescem, suas identidades visuais iniciais podem deixar de representá-las adequadamente, demandando uma atualização ou redesign.
3. Inadequação às necessidades atuais:
A simplicidade e a adaptabilidade são cruciais na era digital. Um logo - assim como outros elementos da identidade visual - deve ser facilmente aplicável em diversos meios sem perder sua essência.
4. Mudança nos rumos do negócio:
Novos produtos, serviços, fusões ou aquisições podem requerer uma nova identidade visual que melhor represente a direção atual da empresa.
5. Obsolescência visual:
As tendências de design evoluem e uma identidade visual que não se atualiza pode parecer datada, afetando negativamente à percepção da marca. Por outro lado, quando o trabalho é consistente e adequado ele perdura por mais tempo. Exemplo disso é o Woking Thai Food [link nos comentários], negócio de comida thailandesa que completou 10 anos este ano e vem crescendo sua operações com lojas físicas e delivery. O Woking foi um dos primeiros clientes da Valkiria Inteligência Criativa e permanece com a mesma identidade visual desde a sua fundação em 2014.
Tipos de redesign
Revisitar a identidade visual de uma marca é uma jornada que pode variar desde ajustes sutis até uma reformulação completa.
Quando a mudança é completa, ou seja disruptiva, geralmente está atrelada a alguma mudança de estratégia do negócio. E isso precisa estar bem tangibilizado junto de uma nova estratégia de marca, de comunicação e desdobrado em uma nova identidade visual e verbal.
Aqui trazemos as diversas evolução do logo da Volkswagen, desde a sua fundação em 1937.

Independentemente da abordagem, é bom que o objetivo permaneça claro: garantir que a identidade visual esteja alinhada com a estratégia da marca, com a missão e suas aspirações e com as expectativas de seu público.
Sabemos que os negócios evoluem, os mercados e as preferências dos clientes mudam e as marcas devem ser relevantes para as pessoas. Portanto, as empresas precisam estar prontas para atualiza-las quando necessário.
E estamos aqui para isso. Bora?
Estamos há mais de uma década gerando valor para parceiros como Nubank, Faber-Castell, O Boticário, Kinghost, Mercur e Ambev.
Vamos conversar e descobrir como podemos gerar mais valor e trazer mais resultados para o seu negócio.