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O Poder Transformador do Design na Identidade de Marca

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O Poder Transformador do Design na Identidade de Marca

Publicado em
5/12/2024
, por
Time VLK

A essência de uma marca de sucesso transcende a qualidade de seus produtos e serviços. Ela reside na capacidade de estabelecer conexões com seus públicos e criar valor em suas vidas.

Quando uma marca consegue chegar neste patamar, ela não apenas conquista clientes, mas cultiva defensores leais, que impulsionam os resultados e a lucratividade por meio de recompras e recomendações.

No entanto, o que acontece quando o valor da marca não é percebido?

Frente a esse desafio, muitas empresas optam por repensar sua estratégia de marca, processo que, muitas vezes, traz a necessidade de atualizar ou revitalizar também a identidade visual.

A identidade visual desempenha um papel importante na maneira como as pessoas percebem e reconhecem uma marca. É o que elas notarão quando descobrirem a sua marca pela primeira vez e é algo que elas continuarão vendo todas as vezes que a encontrarem no futuro.

Portanto, é imprescindível que uma identidade visual conte a história certa e ajude na construção da reputação de uma marca, principalmente, em seu mercado de atuação.

Redesenho da Intel: mudança desejava mostrar ao público que a marca não quer perder relevância.


A seguir, compartilho uma lista de possíveis razões que podem motivar a atualização de uma identidade visual.

1 Desalinhamento com os valores da Marca: a identidade visual deve ser um espelho do posicionamento pretendido da marca, sua personalidade, valores, etc. Uma desconexão pode enfraquecer a percepção do público.

2 Evolução da Empresa: à medida que as empresas crescem, suas identidades visuais iniciais podem deixar de representá-las adequadamente, demandando uma atualização ou redesign.

3 Inadequação às necessidades atuais: a simplicidade e a adaptabilidade são cruciais na era digital. Um logo - assim como outros elementos da identidade visual - deve ser facilmente aplicável em diversos meios sem perder sua essência.

4 Mudança nos rumos do negócio: novos produtos, serviços, fusões ou aquisições podem requerer uma nova identidade visual que melhor represente a direção atual da empresa.

5 Obsolescência visual: As tendências de design evoluem e uma identidade visual que não se atualiza pode parecer datada, afetando negativamente à percepção da marca. Por outro lado, quando o trabalho é consistente e adequado ele perdura por mais tempo. Exemplo disso é o Woking Thai Food [link nos comentários], negócio de comida thailandesa que completou 10 anos este ano e vem crescendo sua operações com lojas físicas e delivery. O Woking foi um dos primeiros clientes da Valkiria Inteligência Criativa e permanece com a mesma identidade visual desde a sua fundação em 2014.

Revisitar a identidade visual de uma marca é uma jornada que pode variar desde ajustes sutis até uma reformulação completa.

As diversas evolução do logo da Volkswagen, desde a sua fundação em 1937.

Independentemente da abordagem, é bom que o objetivo permaneça claro: garantir que a identidade visual esteja alinhada com a estratégia da marca, com a missão e suas aspirações e com as expectativas de seu público.

Sabemos que os negócios evoluem, os mercados e as preferências dos clientes mudam e as marcas devem ser relevantes para as pessoas. Portanto, as empresas precisam estar prontas para atualiza-las quando necessário.

Blog

O Poder Transformador do Design na Identidade de Marca

Publicado em
Dec 5, 2024
Escrito por
Time VLK
Tags
Branding
Marca
Redesign
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A essência de uma marca de sucesso transcende a qualidade de seus produtos e serviços. Ela reside na capacidade de estabelecer conexões com seus públicos e criar valor em suas vidas.

Quando uma marca consegue chegar neste patamar, ela não apenas conquista clientes, mas cultiva defensores leais, que impulsionam os resultados e a lucratividade por meio de recompras e recomendações.

No entanto, o que acontece quando o valor da marca não é percebido?

Frente a esse desafio, muitas empresas optam por repensar sua estratégia de marca, processo que, muitas vezes, traz a necessidade de atualizar ou revitalizar também a identidade visual.

A identidade visual desempenha um papel importante na maneira como as pessoas percebem e reconhecem uma marca. É o que elas notarão quando descobrirem a sua marca pela primeira vez e é algo que elas continuarão vendo todas as vezes que a encontrarem no futuro.

Portanto, é imprescindível que uma identidade visual conte a história certa e ajude na construção da reputação de uma marca, principalmente, em seu mercado de atuação.

Redesenho da Intel: mudança desejava mostrar ao público que a marca não quer perder relevância.


A seguir, compartilho uma lista de possíveis razões que podem motivar a atualização de uma identidade visual.

1 Desalinhamento com os valores da Marca: a identidade visual deve ser um espelho do posicionamento pretendido da marca, sua personalidade, valores, etc. Uma desconexão pode enfraquecer a percepção do público.

2 Evolução da Empresa: à medida que as empresas crescem, suas identidades visuais iniciais podem deixar de representá-las adequadamente, demandando uma atualização ou redesign.

3 Inadequação às necessidades atuais: a simplicidade e a adaptabilidade são cruciais na era digital. Um logo - assim como outros elementos da identidade visual - deve ser facilmente aplicável em diversos meios sem perder sua essência.

4 Mudança nos rumos do negócio: novos produtos, serviços, fusões ou aquisições podem requerer uma nova identidade visual que melhor represente a direção atual da empresa.

5 Obsolescência visual: As tendências de design evoluem e uma identidade visual que não se atualiza pode parecer datada, afetando negativamente à percepção da marca. Por outro lado, quando o trabalho é consistente e adequado ele perdura por mais tempo. Exemplo disso é o Woking Thai Food [link nos comentários], negócio de comida thailandesa que completou 10 anos este ano e vem crescendo sua operações com lojas físicas e delivery. O Woking foi um dos primeiros clientes da Valkiria Inteligência Criativa e permanece com a mesma identidade visual desde a sua fundação em 2014.

Revisitar a identidade visual de uma marca é uma jornada que pode variar desde ajustes sutis até uma reformulação completa.

As diversas evolução do logo da Volkswagen, desde a sua fundação em 1937.

Independentemente da abordagem, é bom que o objetivo permaneça claro: garantir que a identidade visual esteja alinhada com a estratégia da marca, com a missão e suas aspirações e com as expectativas de seu público.

Sabemos que os negócios evoluem, os mercados e as preferências dos clientes mudam e as marcas devem ser relevantes para as pessoas. Portanto, as empresas precisam estar prontas para atualiza-las quando necessário.

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Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

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