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Precisa de símbolo pra construir uma marca forte?

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Precisa de símbolo pra construir uma marca forte?

Símbolos ajudam marcas a transmitir valores, gerar conexão e reconhecimento, mas não são indispensáveis. Marcas fortes podem usar nomes, tipografias ou narrativas, dependendo da estratégia ideal para o negócio.

Publicado em
5/12/2024
, por
Time VLK

Desde o princípio, os seres humanos utilizam símbolos para atribuir sentido ao mundo e comunicar valores, crenças e identidades.

Em tempos antigos, eram símbolos esculpidos em pedras ou desenhados em cavernas. Hoje, eles representam marcas que vemos diariamente.

O símbolo é capaz de condensar conceitos complexos em forma visual. Sem utilizar palavras é capaz de carregar consigo muito significado.

Quando analisamos as marcas percebemos que os símbolos podem assumir várias formas como pictogramas, abstrações, emblemas, monogramas, entre outros.

Mas, afinal, qual a importância do símbolo na construção de marcas fortes?

“Brand is not what you say it is. It’s what they say it is.”

Marty Neumeier

Um símbolo é muito mais que um elemento gráfico. De forma sintetizada ele passa a representar a essência da marca e ajuda a comunicar rapidamente alguma intenção que ela quer representar.

O símbolo se torna mais uma forma de expressão.

Ele ajuda a reforçar uma conexão emocional com o seu público, ele gera reconhecimento, evoca sentimentos, gera diferenciação e apoia a comunicação não verbal da marca.

Muitas marcas icônicas constroem bem sua reputação e fazem com que os seus símbolos falem por si.

Mas, e agora? Não ter símbolo, é ruim?

Algumas marcas optam por não ter.

Elas se configuram de diferentes formas e são igualmente icônicas, nos mostrando que não existe apenas um formato certo de construir marcas fortes, e sim o que é mais apropriado e adequado às particularidades de cada negócio.

Mas será que, para uma marca ser forte, ela precisa de um elemento isolado como a maça da Apple? Ou será que existem caminhos onde o nome, a tipografia e o storytelling ocupam esse lugar?

Em um mercado diverso, a decisão de como criar o seu símbolo é completamente estratégica!

E você, tem alguma preferência?

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Precisa de símbolo pra construir uma marca forte?

Símbolos são essenciais para marcas fortes ou existem outros caminhos?
Publicado em
Dec 5, 2024
Escrito por
Time VLK
Tags
Branding
Marca
Posicionamento
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Símbolos ajudam marcas a transmitir valores, gerar conexão e reconhecimento, mas não são indispensáveis. Marcas fortes podem usar nomes, tipografias ou narrativas, dependendo da estratégia ideal para o negócio.

Desde o princípio, os seres humanos utilizam símbolos para atribuir sentido ao mundo e comunicar valores, crenças e identidades.

Em tempos antigos, eram símbolos esculpidos em pedras ou desenhados em cavernas. Hoje, eles representam marcas que vemos diariamente.

O símbolo é capaz de condensar conceitos complexos em forma visual. Sem utilizar palavras é capaz de carregar consigo muito significado.

Quando analisamos as marcas percebemos que os símbolos podem assumir várias formas como pictogramas, abstrações, emblemas, monogramas, entre outros.

Mas, afinal, qual a importância do símbolo na construção de marcas fortes?

“Brand is not what you say it is. It’s what they say it is.”

Marty Neumeier

Um símbolo é muito mais que um elemento gráfico. De forma sintetizada ele passa a representar a essência da marca e ajuda a comunicar rapidamente alguma intenção que ela quer representar.

O símbolo se torna mais uma forma de expressão.

Ele ajuda a reforçar uma conexão emocional com o seu público, ele gera reconhecimento, evoca sentimentos, gera diferenciação e apoia a comunicação não verbal da marca.

Muitas marcas icônicas constroem bem sua reputação e fazem com que os seus símbolos falem por si.

Mas, e agora? Não ter símbolo, é ruim?

Algumas marcas optam por não ter.

Elas se configuram de diferentes formas e são igualmente icônicas, nos mostrando que não existe apenas um formato certo de construir marcas fortes, e sim o que é mais apropriado e adequado às particularidades de cada negócio.

Mas será que, para uma marca ser forte, ela precisa de um elemento isolado como a maça da Apple? Ou será que existem caminhos onde o nome, a tipografia e o storytelling ocupam esse lugar?

Em um mercado diverso, a decisão de como criar o seu símbolo é completamente estratégica!

E você, tem alguma preferência?

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