Vamos
Conversar
Heading 1
Heading 2
Heading 3
Heading 4
Heading 5
Heading 6
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Block quote
Ordered list
- Item 1
- Item 2
- Item 3
Unordered list
- Item A
- Item B
- Item C
Bold text
Emphasis
Superscript
Subscript
Precisa de símbolo pra construir uma marca forte?
Desde o princípio, os seres humanos utilizam símbolos para atribuir sentido ao mundo e comunicar valores, crenças e identidades.
Em tempos antigos, eram símbolos esculpidos em pedras ou desenhados em cavernas. Hoje, eles representam marcas que vemos diariamente.
O símbolo é capaz de condensar conceitos complexos em forma visual. Sem utilizar palavras é capaz de carregar consigo muito significado.
Quando analisamos as marcas percebemos que os símbolos podem assumir várias formas como pictogramas, abstrações, emblemas, monogramas, entre outros.
Mas, afinal, qual a importância do símbolo na construção de marcas fortes?
“Brand is not what you say it is. It’s what they say it is.” Marty Neumeier
Um símbolo é muito mais que um elemento gráfico. De forma sintetizada ele passa a representar a essência da marca e ajuda a comunicar rapidamente alguma intenção que ela quer representar.
O símbolo se torna mais uma forma de expressão.
Ele ajuda a reforçar uma conexão emocional com o seu público, ele gera reconhecimento, evoca sentimentos, gera diferenciação e apoia a comunicação não verbal da marca.
Muitas marcas icônicas constroem bem sua reputação e fazem com que os seus símbolos falem por si.
Mas, e agora? Não ter símbolo, é ruim?
Algumas marcas optam por não ter.
Elas se configuram de diferentes formas e são igualmente icônicas, nos mostrando que não existe apenas um formato certo de construir marcas fortes, e sim o que é mais apropriado e adequado às particularidades de cada negócio.
Mas será que, para uma marca ser forte, ela precisa de um elemento isolado como a maça da Apple? Ou será que existem caminhos onde o nome, a tipografia e o storytelling ocupam esse lugar?
Em um mercado diverso, a decisão de como criar o seu símbolo é completamente estratégica!
E você, tem alguma preferência?