Tesoura Vai e Vem

A Tesoura Vai e Vem, criada com a Faber-Castell, torna o recorte acessível para todos com design universal e seguro. Reconhecida internacionalmente, é um exemplo de inovação centrada nas pessoas.
Publicado em
Mar 31, 2025
Escrito por
Time VLK
Compartilhar

Desenhada com as premissas do design universal, essa tesoura infantil busca solucionar o ato de recortar — uma habilidade essencial que prepara a criança para interagir com o mundo de maneira autônoma, criativa e resiliente.

No entanto, essa é uma atividade que pode ser desafiadora para muitas pessoas. A Tesoura Vai e Vem, que desenvolvemos com a Faber-Castell, torna acessível o movimento para crianças canhotas, pessoas com limitações motoras ou em fase de desenvolvimento.

Esse é um exemplo do design centrado nas pessoas, que combina estética e usabilidade ao transformar desafios em oportunidades inclusivas.

A solução de design

A empunhadura em forma de arco, inspirada no funcionamento de um alicate de unha, permite que o produto seja usado de forma mais fluída e precisa. O resultado proporciona a execução de movimentos simples e naturais, que demandam menos força e destreza.

Na tesoura Vai e Vem, não existe uma única maneira de segurar o produto, nem locais específicos para posicionar os dedos. Isso torna o produto acessível a mais pessoas.

As pontas arredondadas e o sistema de trava das lâminas, que impede a abertura acidental da tesoura, proporciona maior segurança para o público infantil. Além disso, esse sistema eliminou a necessidade de componentes adicionais, reduzindo a quantidade de materiais e etapas de produção.

“Acreditamos que o bom design deve funcionar não apenas para o maior número possível de pessoas, mas, também, para aperfeiçoar a experiência de todos.”

– Matheus Pinto, Diretor de Criação e Sócio da Valkiria Inteligência Criativa.

Essa solução foi reconhecida por prêmios nacionais e internacionais. Ganhadora do iF Design Award 2020 e do Latin American Design Awards 2019, a tesoura Vai e Vem também resultou em um pedido de patente de invenção, que oferece uma vantagem competitiva de longo prazo para a Faber-Castell.

Mas o melhor reconhecimento são os feedbacks que recebemos de quem já utilizou o produto. Veja aqui alguns dos depoimentos de quem já experimentou o produto.

Para a Valkiria, a Tesoura Vai e Vem é muito mais que um projeto de design de produto. Ela simboliza a missão de inspirar e gerar valor para as pessoas através do design.

Confira o case desse projeto na íntegra.

Estamos há mais de uma década gerando valor para parceiros como Nubank, Faber-Castell, O Boticário, Kinghost, Mercur e Ambev.

Vamos conversar e descobrir como podemos gerar mais valor e trazer mais resultados para o seu negócio.