Nesse cenário, desenvolver embalagens proprietárias e icônicas se torna uma estratégia essencial para fortalecer a identidade da marca e impulsionar resultados.
De acordo com pesquisa do Fortune Business Insights, o mercado global de embalagens cosméticas está em expansão, projetado para crescer de US$ 55,38 bilhões em 2024 para US$ 79,99 bilhões até 2032.
Esse crescimento é impulsionado pela demanda por embalagens inovadoras, que geram diferenciação, e por soluções sustentáveis, que diminua o seu impacto no planeta. O Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado global, depois dos EUA e da China, e lidera o mercado na região da América Latina.

No projeto do creme de mãos Cuide-se Bem, do O Boticário, alinhamos nosso design a essas tendências, criando uma embalagem icônica e funcional que ressoa com os valores dos consumidores modernos.
No universo dos cosméticos, certas formas e formatos já possuem códigos consolidados. Um creme para mãos, por exemplo, é tradicionalmente apresentado em bisnagas. Mas e se pudéssemos romper esse padrão e criar algo diferente?
Assim, criamos uma embalagem que facilita o reconhecimento da marca, reforça a lembrança no ponto de venda e se torna parte da rotina do consumidor. O impacto foi imediato: com mais de 3.200 unidades vendidas diariamente, os resultados estão em linha com as expectativas da empresa.

Além dos resultados nas vendas, o carinho dos consumidores pela “fofurice” da embalagem consolidou sua aceitação no portfólio de produtos do Grupo Boticário.
Mas a solução não para por aí. Agora, o produto é refilável, permitindo a reposição por meio de sachês flexíveis desenvolvidos para facilitar o uso e reduzir desperdícios. Além disso, a nova embalagem trouxe um ganho operacional significativo, melhorando a paletização em mais de 30% em comparação à bisnaga anterior.
.png)
O reconhecimento veio também pelo mercado: o projeto foi premiado no Prêmio Grandes Cases de 2024, que celebra a excelência em embalagens no Brasil.
E mais: o novo formato possibilita um fácil desdobramento para novas fragrâncias e edições especiais, como a collab com Bob Esponja, que foi um sucesso em termos de vendas e em engajamento nas redes sociais.
A linha Cuide-se Bem do O Boticário tem uma proposta clara: Tornar o autocuidado leve e acessível. Suas inovações focam em oferecer produtos que vão além do ingrediente, promovem conversas reais de forma lúdica e encantadora.
Com esse projeto, reforçamos diversos princípios do bom design: não é apenas sobre estética, mas também sobre experiência de uso, inovação, impacto ambiental. Criamos uma embalagem que convida ao toque, compacta, ergonômica, intuitiva e fácil de usar. Um design que não apenas envolve, mas transforma a relação do consumidor com o produto.