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Estratégia de Marca
Transformar uma marca não é apenas uma questão de atualizar seu visual. É sobre encontrar o que a torna única e projetá-la para o futuro.
Foi exatamente isso que fizemos no projeto de redesenho de marca da Invicta, uma empresa com 70 anos de história no Brasil, que participa do grupo americano Newell Brands, e é referência na categoria de garrafas térmicas e recipientes isotérmicos.
Nosso desafio era reposicionar a marca em um cenário competitivo onde o design, a inovação e a experiência do consumidor vêm se tornando diferenciais estratégicos. Mais do que um novo olhar estético, precisávamos construir um novo significado para a marca, sem perder sua identidade original.
O objetivo estava claro claro: modernizar a marca, fortalecer sua identidade e ampliar sua conexão com diferentes gerações, sem comprometer o legado que a tornou reconhecida.
Para isso, seguimos um processo estruturado em seis etapas fundamentais da nossa metodologia, garantindo que cada decisão fosse embasada em dados, percepções reais e alinhamento estratégico.

Pesquisa e Diagnóstico - Compreender a marca e seu ecossistema
Antes de qualquer decisão, o primeiro passo foi um mergulho profundo na realidade da Invicta. Para isso, estruturamos um processo de pesquisa robusto, combinando desk research com vivências e entrevistas qualitativas.
_ Entrevistas em profundidade tanto com stakeholders internos quanto com distribuidores.
_ Diários de uso com consumidores reais, para mapear hábitos e percepções.
_ Sessões criativas e co-criação para explorar os significados culturais da categoria.
_ Análise de mercado e benchmark com o objetivo de mapear territórios explorados por concorrentes.
_ Tendências e Insights para identificar Macro e micro Tendências, tendências de design e Insights do Segmento.
Esse processo revelou insights essenciais, como:
💡 A relação emocional dos consumidores com a garrafa térmica – mais do que um item funcional, ela é um objeto que evoca cuidado, rituais e tradição.
💡 A presença da marca Invicta no imaginário coletivo, mas com desafios de atualização e conexão com novas gerações.
💡 O crescimento de um novo comportamento de consumo, com maior valorização de design, portabilidade e inovação nos produtos.
💡 A mesa posta que é muito mais do que apenas uma refeição. É um momento de confraternização, de compartilhar histórias e sabores com amigos e familiares.
Estratégia de Marca - Transformando dados em estratégia
Com um volume significativo de informações, organizamos todas as descobertas para traduzir percepções em direcionamentos estratégicos.
_ Territórios: Mapeamos os territórios emocionais e funcionais que a marca poderia ocupar.
_ Proposta de Valor: Construímos os 6 pilares estratégicos que irão sustentar a nova fase da marca, que passam de “Acreditamos que o tempo é precioso” até “Celebramos encontros”. Onde direcionamos a marca a pensar conforme esses pilares, como: "No café da manhã com a família, no intervalo do trabalho ou ao ar livre com amigos – nossos produtos são projetados para estreitar vínculos."
_ Propósito: Identificamos qual o talento da Invicta "Transformar momentos simples em momentos de conexão." Para transformar momentos simples em momentos de conexão, não precisamos voltar ou avançar no tempo. Pois quando olhamos a vida com o olhar Invicta, percebemos que o simples agora já é especial. E é no agora que encontramos a vida. Nos pequenos espaços apreciáveis de tempo."
_ Raio X da marca: A Síntese da plataforma de marca, deixando explicito em um tela o que ela acredita, qual o propósito, qual o papel da marca e quais as tensões que existem e como destravamos isso tudo.

Identidade Visual e Verbal - Expressando a nova marca
Com uma estratégia bem definida, traduzimos essas definições para a identidade visual e verbal da marca.
"Inovação é um driver para o futuro da marca, ela quer mostrar que é uma marca inovadora e surpreendente"
A nova identidade visual reflete a modernização da Invicta sem perder sua tradição. O novo lettering segue em caixa-alta pois facilita a aplicação do logo nos produtos, traz autoridade e faz proximidade com uma personalidade mais premium desejada. O novo é uma evolução do antigo, com os detalhes arredondados para trazer conforto e um apelo positivo e amigável para a marca. Com um toque mais humano, de uma marca que cuida das pessoas. Além disso, o arredondado remete as formas geométricas e minimalistas que encontramos em detalhes nos produtos Invicta.

O novo desenho do símbolo teve origem na análise do desenho anterior da marca e a partir das percepções obtidas na construção do novo posicionamento: "Transformar momentos simples em momentos de conexão." Percebemos que “é no agora que encontramos a vida. Nos pequenos espaços apreciáveis de tempo”, e que a Invicta acredita que o tempo é precioso. Como resultado temos um símbolo forte, conjunto das “asas” e lembrança da letra V do símbolo anterior + os ponteiros do relógio (tempo) + a própria silhueta de alguns produtos e letra “I”, inicial da marca.


O símbolo pode ser usado como forma de assinatura da marca Invicta em produtos ou materiais onde o logotipo também esteja presente.
Com relação as cores, a cor principal de uma marca é o tom predominante que representa sua identidade visual. Ela é escolhida para transmitir os valores e a essência da marca de forma imediata, sendo usada de maneira destacada em todas as peças de comunicação. No caso da Invicta, por se tratar de uma empresa com amplo portfólio de produtos térmicos, buscou-se uma cor neutra. Que não remetia ao quente e frio.

Para isso, escolhemos um tom de verde. Situado confortavelmente no meio do espectro de cores, o verde é a cor do equilíbrio. O verde convida a viver o agora. O Verde Invicta é a cor que detém mais valor à nossa marca e que nos identifica para colaboradores, clientes e parceiros.

A Identidade Verbal é uma bússola para a expressão da marca. Traduz “o que” e o “como” a marca fala. É a síntese da sua personalidade, expressão e narrativa.
Se a Invicta fosse uma pessoa, ela seria entusiasmada, democrática, amigável e experiente. E por isso, o seu tom de voz traz um toque acolhedor, prático e empolgado. Expressamos nosso tom acolhedor em momentos que pedem mais proximidade e aconchego, como em uma tarde de domingo tranquila na casa dos avós.
Também foram definidos novos ícones, tipografias, padrão fotográfico e padrão de renders.

Por fim, consolidamos toda essa entrega e estruturamos a implementação da nova identidade através de um Brandbook, que é o livro completo da marca.
Com a Invicta, essa jornada nos permitiu não apenas revitalizar, mas também consolidar seu novo papel como marca.
Se a sua marca precisa desse tipo de olhar, estamos prontos para construir essa jornada com você. Nosso trabalho vai além da identidade visual – construímos estratégias para marcas que querem gerar valor para o seu público de forma genuína inspiradora.