O Roister é um restaurante idealizado pelo premiado cervejeiro Lucas Meneghetti. O restaurante chegou a Porto Alegre em 2018 para propor um conceito diferenciado em gastronomia, cerveja artesanal e drinks.
Por não ser um restaurante convencional e uma novidade para a cidade, exigia uma marca inovadora que pudesse retratar à altura essa alternativa gastronômica.
A inspiração
A identidade visual do Roister foi desenvolvida com base no conceito do New American Cuisine, unindo tradição e inovação.
A partir do entendimento desse conceito gastronômico e do posicionamento pretendido pelo negócio, desenhamos uma estratégia de marca para enaltecer a cultura da boa comida e da boa cerveja.


A Solução de Design
A linguagem combina os clássicos da culinária americana com um toque contemporâneo, criando uma assinatura visual distinta que os clientes reconhecem e associam à experiência única do restaurante.

A composição do símbolo, elemento central da marca, é uma soma de diferentes elementos: a bandeira, o conceito de comida New American Cuisine e o garfo.
O primeiro elemento é o fato do símbolo ser uma uma bandeira que, por si, já carrega um repertório imagético dentro da cabeça das pessoas. Não, uma bandeira não é só um simples pedaço de pano. A bandeira é um dos símbolos universais mais abrangentes, sendo o mais evocativo dos símbolos de uma nação.
O segundo ponto é que a bandeira faz alusão à bandeira norte americana, com as suas listras e o quadrado à esquerda. O objetivo central disso, é representar toda a história de um povo, suas convicções, lutas e esperanças. E tudo isso faz sentido pelo vínculo com os EUA e o conceito o New American Cuisine.
Já as listras horizontais no símbolo evocam as hastes de um garfo, sendo um dos principais utensílios usados para comer desde o século 19, quando se tornou amplamente aceito nos Estados Unidos sendo utilizado em uma vasta gama de pratos, de refeições informais a jantares formais.


Esses três elementos clássicos da culinária americana serviram como inspiração para o desenvolvimento do conceito por trás da identidade visual do Roister.
A nova marca foi desdobrada em diversos materiais promocionais promocionais do universo do estabelecimento, como: cardápio, jogo americano, copos, uniformes e bolachas de chopp.

Somado a isso, a identidade visual do Roister também foi aplicada em alguns elementos de sinalização do ambiente. Pôsteres estilo lambe-lambe, fachada de loja foram alguns materiais que ganharam destaque.
Além disso, o look and feel da marca deu diretrizes de decoração e ambientação para o projeto arquitetônico do restaurante.


A chegada do Roister transformou um bairro ora esquecido em um dos lugares mais queridos da cidade. Depois do sucesso do primeiro estabelecimento, já abriram outros 2 locais, sendo um em Porto Alegre e outro em Curitiba.
Desde a sua inauguração, o Roister é um dos restaurantes mais movimentados de Porto Alegre. Com um cardápio multicultural, ampla carta de drinks e chopes deliciosos, o restaurante atende uma gama variada de clientes e é ideal para várias ocasiões. Roister é sucesso garantido no roteiro gastronômico da capital gaúcha.
Confira esse projeto de design na íntegra.
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