Cápsula do Tempo

Em parceria com o Grupo Zaffari, criamos o Projeto D.N.A para registrar desejos e revisitá-los uma década depois. Aqui revisitamos o processo e o impacto dessa criação.
Publicado em
Sep 16, 2025
Escrito por
Marieta
Compartilhar

Era novembro de 2015 quando o Grupo Zaffari bateu na nossa porta com o desafio e a oportunidade de utilizar o design pra criar uma experiência real de engajamento com o seu público pra apoiar a tradicional campanha de Natal.

Assim surgiu o Projeto D.N.A, Desejos que Narram o Amanhã, uma cápsula do tempo feita para armazenar desejos que só seriam abertos em 2025.

Mas não podia ser qualquer cápsula. O projeto pedia algo que fosse mais do que um objeto enterrado no chão, deveria ser algo icônico, capaz de carregar desejos e, ao mesmo tempo, ser exibida como uma obra de arte.

O desafio

O desafio envolvia não só criar o conceito visual e narrativo, mas também era necessário viabilizar a produção física dessa cápsula:

  • estrutura em acrílico e metal;
  • medalhas gravadas a laser com os desejos enviados pelo público;
  • montagem artesanal, peça por peça;
  • fornecedores ágeis.

Isso significava pensar em marca, naming, produto e experiência. De forma quase simultânea e em tempo recorde.

Foi um processo visceral, de muita mão na massa, entre idas a oficinas e detalhes de design.

Por fim, conseguimos transformar uma ideia abstrata em algo físico: uma escultura que guardaria os sonhos de milhares de pessoas para compor a campanha de Natal do Grupo Zaffari.

A experiência da cápsula do tempo

Com um desenho escultórico, a cápsula tinha um papel simbólico: guardar os desejos das pessoas por 10 anos.

Cada pessoa que participou da campanha respondeu à pergunta:

“O que você gostaria de fazer hoje para se lembrar no futuro?”

Essas respostas seriam gravadas em medalhas metálicas e guardadas dentro da cápsula. O objeto físico seria exibido em lojas Zaffari como peça de ativação, mas também como um símbolo emocional entre a empresa e seus clientes.

Além do produto, criamos também a marca e a identidade visual do projeto, inspiradas no formato do DNA humano como metáfora de continuidade, memória e herança. O nome Desejos que Narram o Amanhã sintetizou esse espírito: um elo entre presente, passado e futuro.

🎥 No vídeo a seguir, você confere a campanha lançada em 2015.

O impacto do projeto

Para nós da Valkiria, 2015 foi um divisor de águas. Estávamos ainda iniciando nossa jornada como estúdio, e receber um projeto de tamanha relevância e complexidade trouxe:

  • reconhecimento dentro e fora do Rio Grande do Sul;
  • chancela de qualidade ao ter o Grupo Zaffari em nosso portfólio;
  • material inspirador para palestras, apresentações e prospecções.

A cada reunião comercial, o vídeo da cápsula era exibido. Ele se tornou quase uma carta de apresentação daquilo que acreditamos: o design como experiência capaz de gerar valor para os negócios.

De 2015 a 2025

E por 10 anos a gente se perguntou “será que eles vão mesmo abrir a cápsula?”

Naquela época, 2025 parecia longe. Agora, chegou.

E, em 2025, o Grupo Zaffari abriu a cápsula do tempo.

Três histórias foram escolhidas para serem revisitadas, mostrando como cada desejo escrito em 2015 encontrou, ao longo da década, novos significados.

Para nós, foi emocionante perceber que aquele projeto não ficou preso ao passado e de fato atravessou o tempo.

Fomos procurados pelo time atual de marketing do Zaffari, que queria entender como tudo havia sido criado. Revivemos memórias, compartilhamos arquivos e sentimos novamente as emoções que envolveram aquele projeto lá em 2015.

Resultados

O Projeto D.N.A reforçou a ideia de que o design é capaz de dar forma ao invisível. Queremos agradecer ao Grupo Zaffari pela iniciativa de investir em design, aos fornecedores que embarcaram no desafio contra o relógio, e ao nosso time, que acreditou que seria possível, mesmo quando o prazo e os recursos diziam o contrário.

Hoje, em 2025, olhar para essa cápsula é também uma possibilidade de olhar e celebrar a nossa própria trajetória. Do pequeno estúdio, que lá em 2015 estava começando a empreender, cheio de incertezas ao presente em que geramos valor para parceiros como Nubank, Faber-Castell, O Boticário, Kinghost, Mercur e Ambev.

🎥 No vídeo a seguir, você confere os detalhes desse projeto que atravessou uma década:

Se você quer ter acesso a conteúdos que vão te inspirar na evolução de marcas, produtos e negócios, assine a VLK NEWS. A nossa newsletter mensal.