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Você sabe o que fazer para vender melhor?

 

A venda é um dos fatores essenciais para se viver de design de maneira rentável. Se você já sabe quem é o seu cliente ideal, está na hora de arrasar nas vendas. Siga essas etapas para vender melhor!

 

A venda pode ser entendida como um processo, cujo objetivo é chegar a um acordo comercial que traga benefício para ambas as partes. E dentro desse processo, existem etapas que são fundamentais para que a venda aconteça.

 

Mas, o que fazer para ter êxito nesse processo? Aqui na Valkiria, usamos o conceito de S.A.L.E.S.

Se liga no significado:

 

SERVE : Sirva
ASK : Pergunte
LISTEN : Escute
Empathize : Entenda
Summarize : Retome

 

 

Serve : Sirva

 

Vender é sobre servir. Isso deve virar um mantra para você construir valor desde a prospecção comercial.

 

Ajude as pessoas sem grandes expectativas. Aja sempre com a melhor da intenções. Seja generoso e cuidadoso em todos os momentos.

 

 

Ask : Pergunte

 

Não dê conselhos silencie esse monstro.  Quando você faz perguntas, as pessoas se sentem importantes e no poder. Ao investigar, você ganha clareza para encontrar o problema real. As melhores perguntas, nesse caso, começam com o quê, evite o por quê.

 

Exemplos:
• O que seria uma vitória para você nesse projeto?
• O que te impede de alcançar isso?
• Qual seu verdadeiro desafio/dificuldade/dor?
• O que tira o seu sono?

 

 

Listen : Escute

 

Ouça mais, fale menos: ouvir é uma virtude e pode ser uma vantagem competitiva. Tudo o que o cliente diz é importante. 

 

Concorde com a cabeça, confirme com “certo”, “ahãm” e anote tudo. Assim, você dá feedbacks de que está atento e presente. 

 

Faça um espelhamento com as pessoas, repetindo algumas palavras que elas falaram.

 

 

Empathize : Entenda

 

Descubra e entenda as dores de seus prospects. Concentre-se no sentimento, não na sua solução.

 

Exemplos:
Como você se sente por não ter uma solução?
Você está frustrado com a sua última experiência em design?
Me parece que não ter uma boa solução para o seu problema está representando prejuízos ou diminuição nas vendas, certo?
Acredito que não ter uma boa marca/produto/embalagem é um problema nesse momento, certo?

 

 

Summarize : Retome

 

Recapitule tudo o que foi dito na conversa anteriormente. Ao retomar, você demonstra que prestou atenção a tudo que foi dito e entendeu o seu possível futuro cliente. Também é uma oportunidade para confirmar se as informações estão corretas.

 

Exemplos:
• Se eu entendi bem, aqui estão os pontos que falamos: Ponto A, Ponto B e Ponto C. É isso mesmo?
• Tem mais alguma informação? Faltou alguma coisa?

 

 

E aí? Curtiu essas dicas para vender melhor? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te ajudar! Você também pode gostar do nosso post Como ser mais eficiente nas vendas. Leia aqui.

 

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