criatividade-tesoura-faber-castell-premiada-ifdesignaward

Criatividade à mão – A Tesoura Vai e Vem é vencedora do iF Design Award na Alemanha.

Ganhador do iF Design Award 2020, o projeto da tesoura Vai e Vem segue as premissas do design universal e foi concebida para promover a criatividade. A solução desse projeto é facilitar a realização de uma tarefa que pode ser bem desafiadora para muitos: recortar. 

 

“Acreditamos que o bom design deve funcionar não apenas para o maior número possível de pessoas, mas, também, para aperfeiçoar a experiência de todos.” – diz Matheus Pinto – Diretor de Criação e Sócio da Valkiria Inteligência Criativa.

 

A tesoura Vai e Vem foi projetada com foco no seu público-alvo. O desafio de design iniciou com o entendimento das pessoas para quem estávamos criando. Nesse caso, mapeamos necessidades, restrições, contextos e comportamentos. A tesoura Vai e Vem foi construída para crianças de 3 a 8 anos de idade e pessoas que encontram dificuldade no uso do produto, como: canhotos, pessoas com alguma restrição motora ou deficiência nas mãos.

 

if-design-award-2020-premiados-faber-castell-valkiria-

 

USABILIDADE DA TESOURA VAI E VEM

Por meio de uma empunhadura em forma de arco – que remete ao funcionamento de um alicate – é possível cortar de forma mais fluída, intuitiva e precisa. Esse formato proporciona maior conforto e liberdade de movimento. Isso se deve pelo fato de não existir uma única maneira de segurar a tesoura. Além disso, também não há locais específicos para posicionar os dedos.

 

“Por ser canhoto sempre foi uma dificuldade utilizar tesouras. Nesse projeto, o desenho do produto possibilita movimentos mais simples e naturais que exigem menos destreza e motricidade fina do usuário.” Afirma Henrique Azevedo – designer na Valkiria Inteligência Criativa.

 

Diferentemente de outros modelos existentes, a tesoura Vai e Vem permite que os usuários a utilizem de diversas maneiras, inclusive sem o apoio dos polegares. Isso proporciona mais conforto e respeita os diferentes níveis de habilidade. Além disso, quando a tesoura não estiver em uso, ela pode ser guardada fechada com uma trava – um detalhe importante para o público que a utilizará. A solução de fechamento construída para essa tesoura, fica no próprio arco principal, com isso, tornou desnecessário a criação de um componente extra para restringir a abertura das lâminas.

 

design-de-produto-tesoura-faber-castell

 

Esta é uma inovação criada pela Valkiria Inteligência Criativa para a Faber-Castell Brasil que promete mudar a relação de muitas pessoas com a tesoura.

 

“Ela é um exemplo concreto do poder de inovação através do design centrado no ser humano. O projeto resultou em um pedido de patente de invenção para o nosso parceiro Faber-Castell Brasil.” – conta Moisés Hansen Diretor Comercial e Sócio da Valkiria Inteligência Criativa.

 

A Tesoura Vai e Vem é um dos 30 projetos brasileiros ganhadores do iF Design Award, considerado uma das mais relevantes premiações de design mundial.

 

OPINIÃO DAS PESSOAS SOBRE O PRODUTO
Projeto-tesoura-vai-e-vem
SOBRE A PREMIAÇÃO

O prêmio é avaliado por um júri internacional formado por 78 experts do design que esteve reunido na Alemanha entre 21 e 23 de janeiro. No Brasil, o Centro Brasil Design é o escritório representativo do iF que assessora brasileiros a concorrerem com seus projetos. Com relação ao evento, a premiação do iF Design Award estava prevista para acontecer em Berlim, no Friedrichstadt-Palast, no dia 4 de maio de 2020. No entanto, em função da pandemia do Corona Vírus, este e diversos outros eventos no mundo tiveram que ser cancelados. 

 

 

design-blog-valkiria-marieta-simch