fbpx

Roda da Vida do(a) Designer: Retrospectiva

 

O ano está começando. Já organizou a cabeça e os projetos? Ainda dá tempo de repassar o que rolou e realinhar as estruturas. Que tal fazer isso em seis passos e ainda receber umas dicas? Vem preencher com a gente a sua Roda da Vida do(a) Designer!

 

 

 

Exemplo preenchido

Pinte as áreas da roda do centro para as extremidades. Quanto mais preenchido, mais você ativou aquela área. No final, você vai ter uma malha tipo essa, que pode te dar uma indicação visual de onde você pode focar mais em 2022.

 

 

 

1. Projetos 💡

Faça uma avaliação dos projetos que você se envolveu no ano passado. Você se orgulha deles? Ou gostaria de ter feito algo diferente? Reflita se você está abrindo espaço e se especializando no tipo de trabalho que quer executar.

Se você não está satisfeito com os projetos que tem se envolvido, que tal começar um projeto pessoal? Faça algo pequeno, relacionado a um assunto que você curte. Exemplo: gastronomia.

 

2. Qualidade de vida

Como você diria que está a sua qualidade de vida? Você faz aquilo que gosta? O trabalho criativo se torna torturante (e quase impossível) sob estresse e más escolhas no dia-a-dia. Quem consegue criar algo nessas condições?

Inclua algumas caminhadas na sua rotina, para dar um tempo das telas e respirar. Sem destino definido e sem fones de ouvido. Faça mais daquilo que você gosta.

 

3. Criatividade & Aventura 🌋

Como anda o seu repertório? Pergunte-se: eu arrisquei criativamente? É sempre positivo dar uma renovada nas referências, aprender coisas novas, mudar a rota. E não só no trabalho. Quanto de aventura tem na sua vida para refletir nas criações?

Faça uma coisa nova todos os dias. Pense pequeno: vá tomar café da manhã no parque cedo da manhã. Comece com pequenas aventuras.

 

4. Networking 🍻

Você conheceu pessoas diferentes e ampliou as suas conexões? E isso não diz respeito apenas a fechar novos negócios. É sobre fazer novos amigos, trocar informação com pessoas de outras áreas, e descobrir formas de navegar no mundo que não são as que você conhece.

Networking não precisa ser apenas quando você está tentando vender seu serviço. Faça uma mentoria ou um curso em que possa trocar com os outros alunos.

 

5. Conhecimento 🧠

Você aprendeu alguma coisa nova em 2021, ou conseguiu desenvolver novas habilidades? A aprendizagem não acontece apenas através de aulas. Você pode buscar conhecimento em tudo que é lugar: YouTube, livros, conversas, voluntariados. Novos desafios pessoais.

Conhecimento não é só acadêmico e formal. Experiência de vida conta. O quanto você arrisca e aprende na vida? Amplie um pouco o seu entendimento sobre conhecimento.

 

6. Dinheiro 💸

Como você lidou com as suas finanças pessoais em 2021? Ficou no negativo? Investiu em melhorar o seus processos comerciais? Este pode ser o momento de reavaliar o quanto você cobra pelos projetos e o quanto tem gastado.

Seja criativo nas finanças também. Faça um curso de finanças pessoais para abrir a mente sobre investimentos e organização financeira. Se você ilustra, procure saber sobre NFTs.

 

 

E aí? Curtiu preencher a roda da vida do designer? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te inspirar e ajudar! Você também pode gostar do nosso post Criando um repertório de design infalível. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp