fbpx
design-criar-valor-resultado-pelo-design

Como o design cria valor e entrega resultado para as empresas?

Muitos nos questionam se design traz resultado. É resultado e geração de valor o que você busca?

 

Ao longo de nossa história, trabalhamos com algumas empresas e foi possível perceber que uma das maiores dificuldades, independentemente do segmento ou porte, é conquistar um diferencial competitivo e melhorar os resultados do negócio.

 

Em alguns casos, o problema está enraizado na cultura da organização, que carece de estratégias inovadoras para seus produtos e serviços.

 

Contudo, muitas dessas empresas optam por transformar essa realidade, evoluindo de uma situação de estagnação para a criação de valor pelo design.

 

Por isso, separemos alguns exemplos de resultados e projetos de design desenvolvidos pela Valkiria em parceria com seus clientes.

 

Na Termolar, uma das maiores e mais tradicionais empresas de produtos isotérmicos do Brasil, desenvolvemos uma nova caixa térmica para o mercado latino-americano.

 

Nesse projeto, o novo design proporcionou um crescimento de 1700% em volume de vendas em relação ao modelo anterior. Com isso, o produto pulou de 37º para o 4º mais vendido dentro do portfólio da empresa, sendo responsável por 7% do seu faturamento total em 2018.

 

valor-resultado-design

 

 

Na Fruki, uma indústria de bebidas com forte atuação na região sul, fomos desafiados a reviver uma antiga paixão dos fundadores: a cerveja, cuja produção havia sido interrompida há quase um século.

 

Os resultados do lançamento da Cervejaria Bellavista no mercado foram muito acima das projeções e expectativas. Nas cervejas especiais, as vendas foram 10 vezes maiores que o projetado e, enquanto, no estilo premium lager, as vendas foram de 7 a 8 vezes maiores que o planejado.

 

valor-resultado-design

No caso da Tropik Cosmetics, uma empresa brasileira que trabalha com óleos essenciais e vegetais, fomos responsáveis por criar a sua nova linguagem visual. A partir desse projeto, a Tropik está mais moderna e alinhada ao seu propósito, que é tornar a indústria de cosméticos mais consciente, responsável e natural.

 

Além disso, o novo design viabilizou a entrada da marca em novos mercados. A partir das novas embalagens, a Tropik passou a atuar em um novo bloco comercial dos mercados europeu e asiático, que é chamado A-PAC (Ásia-Pacífico). Como consequência, em termos quantitativos, a empresa aumentou em 39% o seu faturamento no mercado nacional e expandiu a sua atuação de 2 para 27 países no cenário internacional. 

 

design-embalagem-tropik-cosmetics-valkiria

 

Para a GranoSquare, uma empresa de alimentos saudáveis, redesenhamos a marca e a embalagem da granola, que é o principal produto da empresa.

 

A nova embalagem foi essencial para consolidar o posicionamento premium, além de trazer notoriedade para a marca em nível nacional. Com a nova apresentação, a empresa avaliou um aumento de 25% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o novo projeto e o novo fechamento de embalagem viabilizou a exportação do produto para mercados internacionais.

 

valor-resultado-design

Já para a Grazmec, indústria de implementos agrícolas, redesenhamos a usina de beneficiamento de sementes, que é o principal produto da empresa.

O novo design, que focou nas questões estéticas e de usabilidade, proporcionou um incremento de mais de 40% no preço final do produto. Com isso, a empresa teve um aumento na lucratividade das suas negociações. Além disso, outros resultados mais qualitativos puderam ser percebidos após o lançamento do produto, quando a máquina gv500i foi destaque em feiras do agronegócio em todo o país e recebeu o prêmio do Brasil Design Award.

 

design-industrial-grazmec

 

 

 

Por fim, queremos salientar que não fizemos isso sozinhos. Nossos clientes são os maiores protagonistas ao confiarem em nosso processo, empreenderem e entregarem ao mercado soluções inovadoras. 

 

Se conseguir um diferencial competitivo e melhorar os resultados do seu negócio são desafios para você, então, faça como as empresas acima: acredite no design.

 

Vamos conversar!

 

 

 

design-blog-valkiria-moises-hansen