fbpx

Você já teve uma ressaca criativa?

 

Já ouviu o termo “ressaca criativa”? É aquele momento em que parece que você não vai encontrar uma solução a altura do desafio e se encontra paralisado. Separamos algumas dicas para te ajudar a curar essa ressaca criativa.

 

 

#1 Organize o seu espaço

 

A bagunça pode atrapalhar no momento de criar, porque ela pode te distrair. Portanto, antes de começar a trabalhar, arrume sua área de trabalho, sua mesa e seus materiais.

 

Tire de perto tudo que possa te atrapalhar, assim sua mente fica em paz e você pode focar no seu trabalho.

 

Não sei você, mas eu sempre tenho as melhores ideias quando estou organizando as minhas coisas.

 

 

#2 Escreva seus pensamentos

 

Uma ideia pode surgir a qualquer momento: no trânsito, no supermercado, no almoço…

 

Então, sempre tenha um caderninho por perto para anotar as ideias que passam pela sua cabeça. Mesmo se forem pequenas, elas podem virar um projeto incrível.

 

Rabisque seus pensamentos sem qualquer julgamento!

 

 

#3 Mexa esse corpo

 

A prática de qualquer tipo de atividade física é uma grande válvula de escape do stress.

 

Ao praticar exercício físico, seu corpo produz Serotonina e Endorfina, hormônios que ajudam na estabilidade emocional e a reduzir a ansiedade.

 

Um perfil cheio de dicas de como movimentar mais o corpo de forma fácil e descomplicada (com um design gráfico lindo) é @chapadinhasdeendorfina. Já conhece?

 

 

#4 Pesquise e analise

 

Pesquisar sobre assuntos e temas relacionados ao que você deseja produzir, pode ajudar a aflorar sua criatividade. Ver outros pontos de vista sobre a temática é um modo de encontrar inspiração.

 

Analisar o que já foi produzido também é um bom exercício. Analise outros projetos, embalagens, logos, coloque o seu senso crítico para trabalhar. Veja o que você gosta e o que faria de diferente em cada projeto.

 

 

#5 Busque por outros tipos de inspiração

 

Filmes, séries, livros, músicas e podcasts, além de serem uma forma de distração e entretenimento, podem ser uma inspiração para um novo projeto.

 

Estas diferentes formas de arte podem trazer um novo olhar e diferentes histórias, que podem abrir a nossa mente para coisas novas. É sempre bom ver o mundo com outros olhos para aflorar a nossa criatividade.

 

Lembre-se: criatividade e repertório andam de mãos dadas. É sobre criar conexões!

 

 

#6 Respire e medite

 

Você pode estar colocando muita pressão em cima de você e do seu trabalho. E isso pode estar gerando ansiedade e atrapalhando o processo criativo.

 

Tire um momento para praticar meditação ou uma respiração guiada.

 

Uma sugestão é o Box Breathing. É um exercício de respiração dos Navy Seals para lidar com situações complexas e estressantes. É um ciclo de respiração de quatro fases, que duram quatro segundos cada: inalar, segurar, soltar, segurar. E assim se repete!

 

 

#7 Converse e compartilhe

 

Procure aquele ouvido amigo para compartilhar suas frustrações.

 

Conte e desabafe um pouco dos seus problemas com uma pessoa de confiança. Só de se ouvir falando em voz alta já é uma ajuda.

 

Por isso, abra a lista de contatos e ligue para aquele amigo de confiança.

 

 

#8 Aproveite o ócio

 

Ninguém é ativo e produtivo 100% do tempo, e tudo bem! O tempo ocioso também é importante. Lembre-se disso e se permita ficar um tempo com a cabeça relaxada.

 

Navegue sem rumo na internet, converse com um amigo, organize o seu guarda-roupa ou tire um cochilo. Não importa o que você faça durante o seu ócio, relaxe e fique atento ao momento presente. Conecte-se com aquilo que você está fazendo e deixe o seu cérebro descansar do “problema”.

 

Quando você voltar a trabalhar vai ver que você estará com outro olhar para a situação.

 

 

 

E aí? Curtiu essas dicas? Espero que elas possam te ajudar a curar suas ressacas criativas! Você também pode se interessar pelo nosso post sobre Quais são os bloqueios da criatividade?. Leia-o aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-elisa-bavaresco