fbpx

Por que ter um propósito de marca é importante?

 

Antes de mais nada, saber o propósito de marca é estratégico e importante para qualquer negócio. Você guia a sua empresa pelo propósito? Veja por que você precisa olhar para isso.

 

Atualmente, não existe mais espaço para negócios que focam apenas nos resultados imediatos e de curto prazo. Mais do que nunca, os consumidores estão exigindo que os negócios tenham propósito e relevância.

 

VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
O QUE MOVE A SUA EMPRESA?

 

Propósito de Marca é uma declaração de como a marca quer impactar positivamente o mundo. Portanto, um objetivo ambicioso e inspirador, que dá sentido ao trabalho, une as pessoas e motiva a evolução.

PROPÓSITO NÃO É: causa, responsabilidade social, visão e missão.

 

 

Saiba como construir uma frase para o propósito. Siga o passo a passo:

 

#1 Forme um grupo de trabalho
#2 Liste o que a empresa ama fazer
#3 Defina qual problema a empresa quer resolver no mundo
#4 Defina no que a empresa é boa e reconhecida
#5 Defina qual público a empresa atende
#6 Escreva as principais palavras-chaves
#7 Crie a frase de propósito

 

 

Veja alguns exemplos:

 

Valkiria

Levar a cultura do design para o coração das pessoas e dos negócios.

 

Baristo

Inspirar e motivar as pessoas a alcançarem os seus objetivos, de uma forma leve e divertida.

 

Patagonia

Fazendo negócios para salvar o nosso planeta.

 

 

Uma forma de visualizar o seu propósito é por meio da ferramenta Golden Circle, criada pelo escritor e especialista em liderança Simon Sinek.

 

proposito-de-marca-golden-circle

 

Em suma ele diz que: As pessoas não compram o que você faz e sim o porquê você faz.

Comece pelo porquê. Pense nisso!

 

 

Logo, ter um propósito definido dá um motivo claro e tangível para se trabalhar melhor e, assim, tomar decisões coerentes. 

 

Dica 1: Comece com um verbo.
Dica 2: Parece simples, mas é difícil.
Dica 3: O propósito não surge da noite para o dia.
Dica 4: Não desista. Vá aperfeiçoando.
Dica 5: Seja verdadeiro e não oportunista.

 

 

E aí? Curtiu esse conteúdo sobre propósito de marca? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa ajudar você e sua empresa a crescer. Você também pode gostar do nosso post “Dicas de gestão para Designers”. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp