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Posicionamento e comunicação de marcas em tempos de crise

Desde que o estopim da situação de saúde que o nosso planeta vive chegou no Brasil, recebemos diversos questionamentos com relação a como as empresas devem agir em tempos de incertezas. 

 

Não é de hoje que a gente fala que vivemos em tempos de VUCA, ou seja, um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (tradução da sigla em inglês que representa as palavras Volatility, Uncertainty, Ccomplexity e Ambiguity). Contudo, o que está acontecendo no mundo eleva esse conceito na enésima potência. 

 

Por isso, pode ser difícil encontrar o melhor caminho para se percorrer nessas circunstâncias, o que leva muitas empresas a uma apatia – às vezes até paralisia – e a adotarem o silêncio como alternativa. 

 

Após tomarmos conhecimento de algumas pesquisas com consumidores, entendemos que a primeira grande lição para as marcas em tempos de coronavirus – que desejamos que seja o mais breve possível – é que adotar o silêncio pode ser perigoso. 

 

A falta de comunicação abre espaço para a interpretação. Deixar que os consumidores e stakeholders tirem suas próprias conclusões acerca das atitudes de uma marca ou empresa pode gerar um julgamento precipitado e equivocado. 

 

Dessa forma, a recomendação é clara: se posicione e comunique. Acredite, o seu cliente deseja saber quais são as suas atitudes e o que mudou para a sua empresa. 

 

A recomendação é clara: se posicione e comunique.

 

É importante transmitir as medidas que estão sendo tomadas, como o negócio está reagindo, como está o trato com seus colaboradores e quais as ações que estão sendo implementadas para minimizar os impactos. 

 

Essas ações podem ser pequenas iniciativas internas ou até mesmo projetos maiores de cunho social. Mas, é indispensável se posicionar e comunicar. Definitivamente, isso vai transferir maior segurança e tranquilidade ao público interno e seus consumidores. 

 

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Ao mesmo tempo, entendemos que é o momento de agir. Chegou a hora de acolher que a dificuldade está aí para todos e que é preciso fazer mais do que falar. De acordo com Ana Couto, referência em branding no Brasil, é o momento de fazer rápido, com relevância e com contexto.

 

Não é o momento de vender, mas sim de mostrar as atitudes, sejam elas pequenas ou grandes, para entregar algo para a sociedade: seja a manutenção de empregos e fornecedores, ou até mesmo, doações para os segmentos que mais precisam nesse momento. É a hora de contribuir, mesmo que isso represente um prejuízo financeiro ou intelectual. 

 

Além disso, as crises também apresentam novas oportunidades. O comportamento de consumo mudou. Os negócios mudaram e é fundamental estar atento à isso. As pessoas nunca estiveram tanto tempo em casa e certamente podem estar enxergando os seus lares de outra forma. 

 

Portanto, reflita: como minha marca pode obter relevância nesse cenário? Como posso ser mais humano? Como posso ser propositivo? O que posso mudar? Posso criar produtos ou serviços digitais? 

 

A tão falada transformação digital chegou para valer e é preciso se reinventar para solucionar problemas de forma criativa. 

 

Por fim, citando mais uma vez uma das nossas grandes inspirações, Ana Couto, chegamos na onda das marcas com propósito. Não se esconda, nem silencie nesse momento difícil que estamos passando. 

 

A tão falada transformação digital chegou para valer e é preciso se reinventar para solucionar problemas de forma criativa. 

 

É tempo de pensar o papel da sua organização no mundo e planejar o curto prazo. Não deixe para que o seu cliente tire as suas próprias conclusões sobre a sua empresa. Se posicione e comunique de forma clara e objetiva. Acredite, seus clientes querem te ouvir, portanto, não deixe de falar. 

 

Não perca a oportunidade de contar para os seus clientes as suas ações nesse momento. Lembre-se, ele deseja te ouvir.

 

Se você ainda tiver dúvidas da melhor forma de se posicionar nesse momento, estamos à disposição para conversar. Clique neste link para agendar uma conversa com a equipe da Valkiria.

 

 

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