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Planejamento e estratégias para o ano

 

Para saber aonde quer chegar, você precisa de um bom planejamento e estratégias. Que tal começar o ano com com o pé direito. Separamos algumas estratégias que usamos por aqui para te ajudar. Se liga!

 

 

Uma das coisas que mais nos prejudica é a ansiedade em querer resolver tudo para ontem e não entender que para as coisas acontecerem é preciso respeitar o tempo. Por isso é tão importante organizar o ano que vem pela frente e aprender a priorizar as tarefas.

 

Lembre-se: para você correr uma maratona, não é do dia pra noite. Encare assim os desejos que você tem para o ano. 

 

Separamos algumas perguntas estratégicas e também ferramentas para te ajudar no começo desse ano.

 

 

PERGUNTA

Financeiro

Organizar as finanças é fundamental para projeções futuras. Para realizarmos sonhos e planos, precisamos ser realistas. Reflita sobre as seguintes perguntas:

Quanto tenho disponível em caixa?
Como está o orçamento do ano?
Quanto desejo buscar de lucro?
Qual a margem de cada projeto?
Que tipo de investimento preciso fazer? (Computadores, softwares, sistemas, equipe)

 

 

PERGUNTA

Vendas

Seus parâmetros de venda não são, e nem precisam ser, os mesmos dos seus colegas de profissão. Estabeleça suas próprias necessidades. Responda:

Quanto eu quero vender ao longo do ano?
Quanto preciso vender em cada trimestre?
Quanto tempo levo para desenvolver cada projeto?
Qual é o preço ideal para cada projeto/serviço?
Qual é o preço médio dos projetos vendidos?

 

 

PERGUNTA

Equipe

Converse com o seu time e avalie as necessidades internas antes de partir para novos objetivos e projetos. Muitas vezes é possível trabalhar com o que se tem em casa, ao reestruturar papéis e capacitar pessoas.

Como está o nosso time hoje? 
Como podemos melhorar o ambiente de trabalho? 
Que curso/capacitação ampliaria as habilidades do time? 
Como podemos trabalhar melhor, sem aumentar a equipe? 
Que tipo de ajuda externa / freelancer podemos associar aos nosso time?

 

 

PERGUNTA

Cliente

Você está trabalhando com clientes e projetos que você se identifica ou está aceitando todos os trabalhos que aparecem? Faça uma avaliação do que seus clientes dizem e também dos seus próprios desejos.

Qual o perfil de cliente que desejo para o ano? 
Meus clientes estão satisfeitos com minhas entregas? 
Eu estou satisfeito com meus clientes e entregas? 
Que tipo de empresa posso buscar?

 

 

FERRAMENTA

Objetivos

Estabeleça quais são seus objetivos e metas para esse ano. Coloque-as no papel e comece a estruturar quais são os recursos necessários para que sejam alcançados. Quebre esses objetivos em blocos menores para você sentir as pequenas conquistar ao longo do caminho, as quais irão te levar até o seu objetivo principal.

Exemplo: 
Meta: Quero estruturar uma metodologia de trabalho.
Bloco 1: Aprender sobre metodologia fazendo um curso e pesquisando com outras empresas. 
Bloco 2: Desenhar uma metodologia própria.

 

 

FERRAMENTA

Quarters

Quando pensamos no ano como um ciclo único, é fácil de se perder ao longo dos 12 meses e procrastinar tarefas. Você pode dividir o ano em quarters (trimestres), te possibilitando desmembrar a suas metas para o ano e celebrar ao longo do percurso. Assim, você tem mais chances de se manter no caminho e também de se sentir motivado com as pequenas conquistas. 

Q1 – JAN / FEV / MAR
Q2 – ABR / MAIO / JUN
Q3 – JUL / AGO / SET
Q4 – OUT / NOV / DEZ

 

 

FERRAMENTA

WOOP

Essa é uma ferramenta simples para te ajudar a enxergar objetivamente quais são os obstáculos a serem vencidos afim de atingir os seus objetivos. WOOP = Wish (desejo), Outcome (resultado), Obstacle (obstáculo), Plan (plano). Como fazer para utilizá-la?

Exemplo: 
WISH (desejo): Quero começar a correr.
OUTCOME (resultado): Quero ter mais energia no dia-a-dia.
OBSTACLE (obstáculo): Não encontro tempo na minha rotina.
PLAN (plano): Acordar 1h mais cedo para correr antesdo trabalho.

 

E aí? Já fez o planejamento e definiu as estratégias desse ano? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te ajudar! Você também pode gostar do nosso post Estratégias para obter melhores feedbacks. Leia aqui.

 

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