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5 negócios e iniciativas ecológicas

Muitos negócios estão surgindo com a defesa de valores ecológicos e sustentáveis. Precisamos pensar no nosso futuro. Por isso, selecionamos algumas iniciativas para inspirar e estimular escolhas mais conscientes.

 

Ocean Dildos | MTV

Estados Unidos

 

“They don’t give a f*ck” é o que se diz quando as pessoas não dão a mínima para algo. Sabendo que o plástico é uma ameaça enorme ao meio ambiente e, mesmo assim, as pessoas parecem não mudarem seus hábitos, a MTV lançou Ocean Dildos, um produto limitado que faz parte da campanha “Don’t F*ck the Ocean. Do it with Yourself”. Traduzindo para o português: “Não f*da o oceano. Faça isso consigo mesmo”.

 

Trata-se da criação de um novo produto, fabricado a partir da coleta de resíduos plásticos nos oceanos. Os vibradores são produzidos com 100% de plástico reciclável e cada produto possui cores e padrões únicos, formados durante o derretimento do material. A empresa ainda criou um site onde é possível mapear locais de reciclagem próximos do seu endereço. Como se não bastasse essas ações criativas, enviaram o produto pelo correio para os líderes dos países que mais poluem o oceano, incluindo Donald Trump.

 

Tudo isso foi feito para endossar a mensagem: “Recycle your F*cking Plastics”.

 

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Yvy

Brasil

 

YVY tem como proposta diminuir os produtos derivados de ingredientes sintéticos e petroquímicos e o número de embalagens plásticas. A partir disso, criaram produtos de limpeza naturais, em cápsulas recicláveis, como as de café por exemplo. Aliando tecnologia à inteligência da natureza, seus produtos utilizam fórmulas ultra-concentradas com ingrediente naturais e renováveis.

 

A fórmula se vale de ingredientes já conhecidos no mercado como casca de laranja, pinho e eucalipto. Também fazem uso de óleos essenciais 100% naturais para oferecer um ambiente de aroma saudável e terapêutico para a casa.

 

O borrifador é produzido pela empresa e as cápsulas funcionam como refil para reutiliza-lo, sendo que a mistura com água o cliente faz em casa. A entrega também é inteligente por não transportarem água e, assim, emitirem menos CO2 na logística de entrega.

 

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Seed Phytonutrients

Estados Unidos

 

Seed Phytonutrients é uma startup enraizada na L’Oréal que comercializa produtos naturais para cabelo e pele em uma embalagem inovadora, reciclável e compostável.

 

Shane Wolf, Gerente Geral de Marca Internacional da L’Oréal, vinha trabalhando na ideia de criar uma marca orgânica e vegana durante 13 anos. Ele e mais 3 colegas apresentaram a ideia ao Presidente e CEO da L’Oréal que foi conquistado e tornou a iniciativa parte do programa de sustentabilidade Sharing Beauty With All (SBWA).

 

A embalagem do produto é um dos grandes diferenciais da marca. Trata-se de um shape de papel – resistente à água quente e pressões de um chuveiro – que acomoda uma bolsa plástica que contém os produtos naturais. Sem cola e utilizando somente enxaixes, o revestimento interior é 95% mais fino que os frascos convencionais e produzido com plástico reciclado.

 

Além disso, cada embalagem vem com um pacote de sementes orgânicas para encorajar seus consumidores a cultivarem suas próprias plantas.

 

Neste momento, a Seed Phytonatus ainda adquire materiais reciclados para a fabricação de seus produtos, mas querem em breve utilizar somente os próprios materiais gerados com o seu processo para criar um círculo fechado que irá aproximar a marca da visão ideal e tão difícil de alcançar: o desperdício zero.

 

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Insecta shoes

Brasil

 

Uma marca de sapatos e acessórios veganos e ecológicos. Utilizam materiais como garrafas PET recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora para a fabricação dos seus produtos.

 

No último ano, reciclaram:
6640,16 garrafas plásticas
391,69 m² de roupas e tecidos
2120,70 kg de borracha

 

A marca possui uma loja física em Porto Alegre e outra em São Paulo. Para a Insecta, a sustentabilidade vai além da criação de sapatos e algumas escolhas da marca traduzem isso, como por exemplo, a entrega dos sapatos em Porto Alegre que é feita por meio de bicicletas.

 

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Huskee cup

Austrália

 

Tão sofisticado quanto sustentável. Um copo ecológico feito de cascas de café que, em sua maioria, são simplesmente descartadas durante o processo de produção do grão.

 

O Australiano Saxon Wright criou uma maneira de evitar o desperdício de centenas de toneladas desta matéria-prima. Além do reaproveitamento, a alta capacidade de retenção de calor da casca do café é uma das propriedades do produto, que conserva a bebida quente por mais tempo.

 

O design da HuskeeCup foi ergonomicamente pensado para oferecer conforto para as mãos ao segurar e proteção do calor da bebida.

 

 

 

 

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