fbpx

Mulheres no Design

 

Você conhece as mulheres que fizeram história no design, e alguns nomes que estão se destacando hoje? Separamos algumas referências mundiais na nossa área de atuação. Segue o fio!

 

Queremos tornar mais conhecidas algumas mulheres dentro da nossa área de atuação. Aqui, selecionamos nomes que atuam ou atuaram em diferentes frentes, seja na prática diária do design, na educação, produzindo conteúdo ou gerenciando times.

Conheça um pouco mais sobre elas!

 

 

Ray Eames

 

Ray foi artista, arquiteta, designer… o que você quiser.

 

Os projetos que desenvolveu em parceria com o marido, Charles Eames, definiram as linhas do modernismo. Juntos, eles projetaram diversos móveis, cadeiras (vendidas até hoje), brinquedos, casas, filmes. Muito além do trabalho dela, você pode se inspirar na forma criativa como ela vivia e trabalhava.

 

DICA: Assista ao documentário Eames: O Arquiteto e a Pintora (2011).

 

 

Jessica Walsh

@jessicawalsh

Lidera o estúdio &Walsh, predominantemente formado por mulheres, com foco em design gráfico, ilustração e direção de arte. Super empreendedora, antes de ter seu próprio estúdio colaborou por anos com Sagmeister, além de rodar vários projetos pessoais em paralelo. Um deles é o Ladies, Wine and Design, fundado por ela, e hoje acontece no mundo todo.

 

 

Debbie Millman

@debbiemillman

Designer, escritora, educadora. Debbie trabalhou com algumas das maiores marcas do mundo, como BurgerKing e 7UP. Escreve livros com foco em design gráfico e branding, além de entrevistar mentes criativas no seu podcast, no ar há 15 anos. Ganhou a medalha AIGA em 2019, conhecida a profissionais extraordinários no ramo do design e comunicação.

 

DICA: Ouça o podcast: Design Matters / designmattersmedia.com

 

 

Paula Scher

@_paula.scher_

Designer e educadora, foi a primeira mulher a se tornar sócia do estúdio Pentagram, em 1991. Recebeu inúmeros prêmios de design, e é professora na consagrada School of Visual Arts em Nova York.

 

DICA: Assista o episódio dela na série Abstract (Netflix), temporada 1.

 

 

Julie Zhuo

@joulee

Iniciou a sua carreira como vice presidente de design de produto (digital) no Facebook, uma das maiores empresas da nossa geração. Tornou-se um nome referência em liderança de equipes, aprendizados que foram publicados no livro Making of a Manager (2019). Além disso, possui uma newsletter em que escreve sobre tecnologia, design e liderança.

 

DICA: Assine a newsletter The Looking Glass / juliezhuo.com

 

 

Ellen Lupton

@ellenlupton

Você provavelmente já leu algum dos livros da designer e escritora Ellen Lupton. Ela foi autora de diversos títulos influentes sobre história, teoria e prática do design, como o título Pensar com Tipos, publicado no Brasil pela extinta Cosac Naify.

 

DICA: Leia seu último livro, O Design como Storytelling (2017).

 

 

Carolyn Davidson

 

Um dos logos mais famosos de todos os tempos, o da Nike, foi desenhado por uma mulher. Nos anos 70, Carolyn foi aluna de Phil Knight, que estava abrindo um novo negócio de tênis. Na época, ela recebeu apenas 35 dólares pela criação. Mais tarde, a Nike fez uma homenagem pela criação do símbolo que até hoje representa a marca. Ela recebeu 500 ações da empresa e foi presenteada com um anel de ouro e diamantes.

 

 

E aí? Curtiu saber descobrir algumas das mulheres que fizeram a diferença no Design? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te inspirar! Você também pode gostar do nosso post Mulheres Latinas no Design. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp