fbpx

Qual desses é o melhor modelo para o seu negócio?

 

O que é melhor para o seu negócio?

 

Ao longo dos oito anos da Valkiria, encontramos formas diferentes de as empresas trabalharem os seus desafios de inovação. Quando o assunto são demandas de design, muitas vezes, a solução acaba sendo compartilhada com uma consultoria externa ou desenvolvida internamente pela própria empresa.

 

Mas, será que existe uma abordagem melhor?

 

A verdade é que não há certo ou errado. Depende muito do tipo de estratégia. Cada uma tem seus prós e contras.

 

Por aqui, estamos acostumados a encontrar grandes empresas que possuem uma estrutura interna, que atua como uma agência in house ou departamento de design.

 

Dentre as vantagens desse modelo, certamente está a agilidade. Por estarem inseridos na própria empresa, geralmente, os times conseguem entregar as demandas em menor tempo, pois já conhecem o negócio e as diretrizes da companhia.

 

Por outro lado, existem algumas desvantagens. A principal delas talvez seja aquilo que chamamos de visão viciada.

 

O fato das pessoas estarem muito envolvidas com as demandas internas e com a cultura da empresa, pode contribuir para que elas se fechem para soluções mais disruptivas.

 

Já a contratação de empresas de consultoria em design, segundo relatos de alguns clientes que buscaram o nosso serviço, se dá justamente para trazer uma outra visão, algo novo, diferente e vinda de fora.

 

Assim, o objetivo nesse formato é tentar solucionar o desafio a partir de um olhar isento e fora do contexto do negócio do cliente, questionando o status quo e buscando na colaboração um caminho benéfico para encontrar as oportunidades que estão esperando para serem reveladas.

 

Além disso, penso que uma das principais vantagens é a criação de valor como um todo.

 

Tanto para as pessoas envolvidas no projeto – que aprendem a trabalhar seguindo um passo a passo orientado pelo design – quanto para o público-alvo do projeto, que terá a disposição um produto ou serviço melhor, há valor sendo gerado.

 

E esse valor irá se refletir na evolução de um negócio.

 

A desvantagem que pode existir com a contratação de uma empresa de design é o timing. Muitas vezes, quem contrata um serviço de design externo necessita de soluções imediatas, que podem dificultar os melhores resultados.

 

E por diferentes razões as empresas precisam correr contra o tempo para ter uma nova solução. E nesse contexto, uma equipe interna certamente pode ser mais eficiente pela agilidade e por já estar inserida na cultura da empresa e na operação do dia a dia.

 

Agora, se você optar por uma consultoria externa, tenha em mente os 5 pontos a seguir:

 

 

1. É importante construir um processo e, acima de tudo, confiar no mesmo

 

Tempo e qualidade andam juntos; por isso, respeite essa lógica, pois ela irá trazer resultados significativos e positivos para qualquer projeto.

 

 

2. Comunicação é a chave

 

Em todos os desafios, o alinhamento constante entre as equipes e a troca só favorece os resultados. Assim, as atividades ganham em fluidez e agilidade também.

 

Com o advento do trabalho remoto, isso ficou ainda mais prático: compartilhamento de documentos, chat para conversas em tempo real, reuniões digitais instantâneas e assim por diante.

 

 

3. Esteja aberto ao erro e ao aprendizado

 

Não adianta os lados se posicionarem como donos da verdade ou mais entendidos sobre determinado assunto. A construção colaborativa é elemento indispensável para solucionar os desafios quando o assunto é inovação.

 

E você já sabe, mas não custa lembrar: ninguém inova sozinho.

 

 

4. Questione e esteja aberto(a) a ser questionado(a)

 

Os times devem se propor a quebrar seus próprios paradigmas. Se sentir desafiado(a) e questionado(a) pode parecer complexo em determinados momentos, mas sem dúvida favorece muito o ir além e, com isso, inovar na prática.

 

E por fim, lembre-se:

 

 

5. Todos(as) estão no mesmo barco

 

Não deveria existir competição entre a sua empresa e a consultoria de design que você contratou, mas sim colaboração. Manter a mente aberta e estar disposto(a) a ter novos aprendizados certamente é um ponto alto dos projetos de inovação.

 

A abertura para troca de ideias entre os times favorece um cenário positivo para se atingir os melhores resultados.

 

Dessa forma, não há modelo melhor ou pior. Existe aquele que melhor se encaixa a sua realidade e modelo de negócio.

 

 

E aí, qual o melhor modelo para o seu negócio?

 

Se quiser saber mais sobre a contratação de um parceiro de design, mande um e-mail para ola@valkiriaic.com.br . Será um prazer poder te ajudar.

 

Talvez você também se interesse pelo post “Por que você deve investir em design?”. Clique aqui para lê-lo. 

 

Forte abraço e até breve!

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms