
Entenda a importância de uma marca com consistência
Consistência de marca pressupõe coerência. Atualmente, em um cenário cada vez mais incerto, complexo e saturado, as marcas que se destacam tem uma visão clara sobre quem são, o que entregam de valor e por que existem.
Dessa forma, perguntamos:
Você sente que a sua marca é coerente?
Você está entregando uma promessa de marca real e alinhada com com aquilo que a sua marca acredita?
Marcas que sustentam verdades prosperam.
E, agora?
Uma marca consistente é autêntica e transparente, traz confiança e tem uma promessa clara e que gera valor para as pessoas. Esse valor é a moeda de troca, ou seja, é o que gera lealdade. É por esse valor que escolhemos, por exemplo, entre Itaú ou Nubank, entre Uber ou Cabify, entre Booking.com ou Airbnb.
Manifestação de marca com consistência:
Desse modo, para que a manifestação da sua marca no mundo seja consistente, não podemos nos limitar ao logotipo, imagens e cores. Um bom começo é olhar quem somos e definir a nossa personalidade de marca. Ou seja, precisamos ter claro como a nossa marca se parece, como ela fala, e age.
Para isso, usamos um exercício que identifica a personalidade da sua marca. O nome é personality sliders. Essa ferramenta ajuda a criar as bases que futuramente vão guiar as manifestações da sua marca. Com essa definição clara, faz mais sentido propor uma identidade visual, um tom de voz e um estilo fotográfico coerente com as suas verdades e motivações.
Personality Sliders:
A atividade se resume em posicionar como você quer que a sua empresa seja percebida entre os seguintes pontos. Vamos refletir sobre esses pontos?
Nesse link, é possível baixar a ferramenta personality slider para você já sair testando.
Sobre a ferramenta:
A ferramenta está dentro de um método criado pelo designer e autor do livro, Sprint – Jake Knapp. A nova metodologia denominada “The Three-Hour Brand Sprint” é uma metodologia utilizada pelo Google Ventures para a criação de novas marcas. Essa é uma forma eficiente, rápida e acessível com o intuito de esclarecer e trazer consistência para a estratégia dos negócios. Sair do abstrato para algo concreto.
Por fim, escolhi a mensagem do CEO da Renner sobre esse tópico que resume muito bem o que vimos até agora:
“Existem as marcas conhecidas e as marcas que têm significado. As primeiras não têm alma (…) As de significado entram na mente e no coração dos consumidores e criam lealdade, o que garante crescimento e resultados.” – José Galló, CEO da Renner.
Vamos entender a nova dinâmica do mercado e como adaptar as marcas para a nova era? Neste texto compartilhamos mais conteúdo sobre marcas com senso de propósito e conexão com os clientes