
3 exemplos de marcas que inovaram na pandemia
É hora de se reinventar. Por isso, separamos algumas histórias inspiradoras de empresas que investiram em inovação para driblar a crise e prosperarem em seus mercados, em função da pandemia do Covid-19. Veja o que algumas marcas estão fazendo.
Não é de hoje que falamos sobre a importância de investir em inovação diante do momento conturbado que estamos vivendo.
É bem verdade que diversos fatores da economia e sociedade foram afetados, como o poder aquisitivo e comportamento de consumo.
Entretanto, algumas empresas aproveitaram a oportunidade que o momento proporcionou para inovar e apresentar novas soluções para seus consumidores.
Pós-coronavírus: proteja o futuro da sua marca
A seguir, você poderá conhecer boas iniciativas de empresas que souberam agir durante a crise. A partir dessas histórias, desejamos que você possa se inspirar e também propor novas ideias dentro da sua organização.
Afinal, quem seguir investindo em inovação sairá antes e mais fortalecido da crise.
Freshippo – Rede de supermercados agora é digital
Muito se fala a respeito do “novo normal” em vários setores da economia. Existem diversas variáveis que irão afetar diretamente a forma que se consome produtos ou serviços. Algumas já estão bastante claras, outras nem tanto. Dentro desse contexto, o grande conglomerado de empresas chinês Alibaba, foi pioneiro em seu país.
Na rede varejista, é possível fazer todas as compras diretamente por app de smartphone ou checkout automatizado. Também se pode encomendar lanches sem interações com caixa, manuseio de cartão de crédito ou dinheiro. A Freshippo oferece diversas alternativas para atender à diferentes perfis de consumidor e, com isso, manter o distanciamento social.
Fonte: Alizila
Insecta Shoes – lança novo produto Chitufa
A Insecta Shoes, empresa de sapatos veganos, também teve sua trajetória prejudicada pelo coronavírus. A companhia, parceira da Valkiria, fechou suas lojas físicas e viu suas vendas despencarem no início da pandemia. Diante disso, perceberam que era necessário agir.
Através de uma breve pesquisa, foi possível identificar que os seus clientes passaram a utilizar muito mais chinelos e pantufas, pelo tempo que passavam em casa. Com isso, criaram a “chitufa” uma mistura de chinelo com pantufa, fabricado de forma artesanal, a partir dos excedentes da indústria têxtil e calçadista, seguindo o conceito dos demais produtos da marca.
Em apenas dois dias, o produto foi criado e fotografado para ser vendido no site. No primeiro dia de vendas, a empresa atingiu 30% do estabelecido para o mês. Através do entendimento do comportamento do consumidor, a Insecta criou um sapato confortável e macio para abraçar as pessoas nesse período que estão mais em casa. Depois do sucesso, a empresa também começou a produzir pantufas.
O projeto ainda carrega um cunho de responsabilidade social, 6% do faturamento do novo produto será doado para a comunidade de Paraisópolis em São Paulo, para a compra de água potável e produtos de higiene.
Fonte: R7
Magazine Luiza – Botão de denúncia
Com as medidas de isolamento social, todos nós aumentamos significativamente o seu tempo dentro de casa. Para muitos, infelizmente, isso representa também um convívio maior com pessoas violentas. Em função disso, o número de casos de violência doméstica aumentou após o início da quarentena. Muitas organizações comunicaram esse perigo e fizeram coro à proteção da mulher e das crianças. Dentro desse cenário, uma empresa despontou: Magazine Luiza.
Através de um recurso simples e discreto, conseguiram oferecer uma alternativa de comunicação e socorro para mulheres que sofrem violência dentro de casa.
Agora, além de encontrar uma solução completa para compras on-line, as mulheres podem buscar proteção, sem se expor e de modo eficiente. A ação repercutiu positivamente nas redes sociais pois é um exemplo de geração de valor para o cliente, tratando de um assunto pertinente para a sociedade.
Ao mesmo tempo, está alinhado ao posicionamento da Magazine Luiza, que levanta a bandeira do cuidado e proteção das mulheres já faz um tempo. Com milhares de mulheres trabalhando na rede de lojas e diante de um acontecimento com uma funcionária, a empresa entendeu que era imprescindível zelar por suas colaboradoras. A partir disso, desenvolveu uma série de medidas de proteção para aquelas que fazem parte da Magazine Luiza.
Fonte: Revista Forum
E, você? Como está se adaptando a nova realidade?
Definitivamente, o momento está exigindo adaptações. Esses são alguns exemplos de empresas que estão enxergando o momento atual como uma oportunidade e agindo para entregar valor para os seus clientes.
Se você quer aprender mais sobre esse assunto, nesse texo falamos como a saída da crise é a inovação e como as empresas que investirem nisso sairão antes e mais fortalecidas.
E uma maneira simples de começar a inovar é investir em design, que é a ciência da inovação. Por sinal. esse foi o tema de um outro artigo e você pode visualiza-lo clicando aqui. O design motiva a inovação, a qual dá poder para as marcas, que promovem fidelidade, que nesse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – é o que sustentará os lucros e a perpetuidade dos negócios.
Vamos inovar? Conta conosco para construir um novo caminho.
Clique neste link para agendar uma conversa com a equipe da Valkiria pois ficaremos felizes em conversar sobre as possibilidades do seu negócio 🙂