
A saída da crise é a inovação
Estamos vivendo uma transformação significativa em nossa sociedade, diante de um cenário novo, delicado e repleto de incertezas. Muitos chamam isso de crise e padecem com ela. Mas, outros sabem que estamos diante de uma excelente oportunidade para evoluir, crescer e prosperar. Nós acreditamos que a saída é a inovação. Vou te mostrar o que outras empresas fizeram em outros períodos de crise e recessão.
Observe o gráfico abaixo divulgado em 2018. Segundo ele, a economia estaria sujeita a passar por uma crise entre 2019-2020.
Crédito: Thiago Reis
Pelo padrão comportamental do gráfico, podemos inferir que a duração dessa crise seria de 1 a 2 anos. Após esse período, poderemos ter o início de uma década de prosperidade.
Acredite ou não, a Astrologia, ciência hermética que eu acredito, tem estudos que apontam para a mesma direção.
Nós estamos vivendo o prefácio de um ciclo virtuoso de supercrescimento econômico.
Contudo, a grande maioria das empresas não pode esperar a onda passar.
É preciso agir e rápido. E a história nos mostra que essa é a hora de investir.
Uma pesquisa da Gartner aponta que as 30 empresas da Fortune 1000 (as mil maiores empresas americanas classificadas por receita, compiladas pela revista de negócios Fortune), que cresceram durante a última crise, mantiveram ou até aumentaram os seus investimentos em inovação durante a crise.
Ou seja, quem investir em inovação sairá antes e mais fortalecido da crise.
E como se investe em inovação?
A resposta é simples: comece pelo design, que é a ciência da inovação (esse foi o tema de um outro artigo e você pode visualiza-lo clicando aqui).
Parafraseando o grande Marty Neumeier, o design motiva a inovação, a qual dá poder para as marcas, que promovem fidelidade, que nesse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – é o que sustentará os lucros de um negócio.
Eu sei, você pode estar se perguntando: mas, será que investir em design traz resultado?
Eu sou suspeito, mas a resposta é sim.
O design, além de proporcionar uma melhor experiência para produtos e serviços, também contribui para o melhor desempenho de um negócio.
Mas, se você ainda tem essa dúvida ou está buscando uma maneira de mensurar o impacto que ele pode ter em uma organização, trago uma informação para auxiliar você a tirar suas próprias conclusões.
A McKinsey & Company, uma das consultorias de negócios mais respeitadas do mundo, realizou uma pesquisa que mensurou a performance de empresas que investem em design ao longo de 5 anos.

O estudo aponta que as empresas bem ranqueadas no quesito investimento em design dobraram a sua performance em relação a outros benchmarks do segmento. Isso se refletiu em aumento de suas receitas e no retorno para os acionistas.
Aqui na Valkiria, também medimos os resultados dos projetos entregues junto a nossos clientes. Mesmo a curto prazo, temos muitos exemplos que já apresentam números relevantes de impacto positivo nos negócios (esse foi o tema de um outro artigo e você pode conferir clicando aqui).
Se você quiser dar o próximo passo e criar mais valor para as pessoas e vantagens competitivas para o seu negócio, invista em design.
Com o objetivo de auxiliar você a entender melhor o contexto atual e o que pode ser feito para minimizar os seus impactos, preparamos um e-book gratuito. Para acessá-lo, clique no link.
Se você ainda tiver dúvidas da melhor forma de se posicionar nesse momento, estamos à disposição para conversar. Clique neste link para agendar uma conversa com a equipe da Valkiria.