fbpx
inovação e crise

A saída da crise é a inovação

Estamos vivendo uma transformação significativa em nossa sociedade, diante de um cenário novo, delicado e repleto de incertezas. Muitos chamam isso de crise e padecem com ela. Mas, outros sabem que estamos diante de uma excelente oportunidade para evoluir, crescer e prosperar. Nós acreditamos que a saída é a inovação. Vou te mostrar o que outras empresas fizeram em outros períodos de crise e recessão.

 

Observe o gráfico abaixo divulgado em 2018. Segundo ele, a economia estaria sujeita a passar por uma crise entre 2019-2020.

 

inovacao-solucao

Crédito: Thiago Reis 

 

Pelo padrão comportamental do gráfico, podemos inferir que a duração dessa crise seria de 1 a 2 anos. Após esse período, poderemos ter o início de uma década de prosperidade.

 

Acredite ou não, a Astrologia, ciência hermética que eu acredito, tem estudos que apontam para a mesma direção.

 

Nós estamos vivendo o prefácio de um ciclo virtuoso de supercrescimento econômico.

 

Contudo, a grande maioria das empresas não pode esperar a onda passar.

 

É preciso agir e rápido. E a história nos mostra que essa é a hora de investir.

 

inovacao-solucao-recessao

 

Uma pesquisa da Gartner aponta que as 30 empresas da Fortune 1000 (as mil maiores empresas americanas classificadas por receita, compiladas pela revista de negócios Fortune), que cresceram durante a última crise, mantiveram ou até aumentaram os seus investimentos em inovação durante a crise.
 

Ou seja, quem investir em inovação sairá antes e mais fortalecido da crise. 

 

E como se investe em inovação?

 

A resposta é simples: comece pelo design, que é a ciência da inovação (esse foi o tema de um outro artigo e você pode visualiza-lo clicando aqui).

 

Parafraseando o grande Marty Neumeier, o design motiva a inovação, a qual dá poder para as marcas, que promovem fidelidade, que nesse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – é o que sustentará os lucros de um negócio.

 

Eu sei, você pode estar se perguntando: mas, será que investir em design traz resultado?

 

Eu sou suspeito, mas a resposta é sim.

 

O design, além de proporcionar uma melhor experiência para produtos e serviços, também contribui para o melhor desempenho de um negócio.

 

Mas, se você ainda tem essa dúvida ou está buscando uma maneira de mensurar o impacto que ele pode ter em uma organização, trago uma informação para auxiliar você a tirar suas próprias conclusões. 

 

McKinsey & Company, uma das consultorias de negócios mais respeitadas do mundo, realizou uma pesquisa que mensurou a performance de empresas que investem em design ao longo de 5 anos. 

 

inovacao-design-index

 

 

O estudo aponta que as empresas bem ranqueadas no quesito investimento em design dobraram a sua performance em relação a outros benchmarks do segmento. Isso se refletiu em aumento de suas receitas e no retorno para os acionistas.

 

Aqui na Valkiria, também medimos os resultados dos projetos entregues junto a nossos clientes. Mesmo a curto prazo, temos muitos exemplos que já apresentam números relevantes de impacto positivo nos negócios (esse foi o tema de um outro artigo e você pode conferir clicando aqui).

 

Se você quiser dar o próximo passo e criar mais valor para as pessoas e vantagens competitivas para o seu negócio, invista em design.

 

Com o objetivo de auxiliar você a entender melhor o contexto atual e o que pode ser feito para minimizar os seus impactos, preparamos um e-book gratuito. Para acessá-lo, clique no link.

 

Se você ainda tiver dúvidas da melhor forma de se posicionar nesse momento, estamos à disposição para conversar. Clique neste link para agendar uma conversa com a equipe da Valkiria.

 

 

design-blog-valkiria-moises-hansen