fbpx

Human-Centered Design

Conheça o Human-Centered Design, uma abordagem para solução de problemas, e aprenda a aplicá-la em seus próximos projetos.

 

Human-Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano) é um processo para solucionar problemas com foco nas pessoas.

 

O objetivo principal é entender as pessoas para quem projetamos — mapear suas necessidades, restrições, contextos e comportamentos — e, a partir disso, gerar múltiplas alternativas que serão testadas, até chegarmos na solução ideal.

 

É uma abordagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, sejam eles para criar produtos, experiências ou serviços.

 

A empresa de design IDEO foi pioneira em utilizar essa abordagem, focando em projetos de impacto social. Eles desenvolveram um método próprio chamado HCD. Disponível aqui.

 

Ele é dividido em 3 fases:

 

 

#1 HEAR (ouvir)

Durante a fase Hear (ouvir), sua equipe de design coletará histórias e se inspirará nas pessoas. Você vai organizar e conduzir pesquisas de campo. Este é o momento de abordar as pessoas em seus próprios contextos para entender em profundidade os seus problemas.

 

Objetivos:

: : Determinar quem vai ser abordado

: : Ganhar empatia

: : Coletar histórias

 

DICA: Todos são especialistas.
Uma abordagem centrada no ser humano faz com que você dê voz às comunidades, assim tornando-as parte do projeto. Essas pessoas são as verdadeiras especialistas no assunto e irão te guiar para as melhores soluções.

 

 

#2 CREATE (criar)

Na fase Create (criar), você vai trabalhar em equipe para traduzir em estruturas, oportunidades e protótipos o que você ouviu dos usuários. Durante essa fase, você identificará temas e oportunidades para criar soluções.

 

Objetivos:

: : Entender os dados

: : Identificar padrões

: : Criar soluções

 

DICA: Crie personas.
Construa narrativas e personagens com os dados que você coletar. Eles vão te ajudar a se manter conectado com os usuários, e sempre lembrar o objetivo principal do projeto.

 

#3 DELIVER (implementar)

A fase Deliver (implementar) marca o início da implementação de soluções através de um sistema rápido de modelagem de custos e receitas, estimativas de capacitação e planejamento de implementação. Essa fase o ajudará a lançar novas soluções.

 

Objetivos:

: : Identificar capacidades necessárias

: : Criar um modelo financeiro sustentável

: : Criar pilotos e medir impacto

 

DICA: Prototipe.
Fornecer soluções novas requer experimentar as suas ideias no mundo real com baixo custo e baixo investimento. A implementação é um processo contínuo, que provavelmente irá requerer muitos testes e protótipos para aperfeiçoar a solução e seus sistemas de suporte. 
Teste as suas ideias antes de lançá-las!

 

 

E aí? Curtiu saber mais sobre Human-Centered Design? Talvez você irá curtir o nosso post sobre os 10 princípios do bom design. Leia aqui.

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp