fbpx

Estilos de cultura corporativa

 

Qual o estilo de cultura corporativa você deseja adotar na sua empresa?

 

Cultura é a chave de cada companhia. Quando bem definida e alinhada, engaja uma equipe em prol de um propósito compartilhado. A renomada revista Harvard Business Review identificou 8 estilos de cultura corporativa que podem ser aplicados às organizações e suas respectivas lideranças.

 

A seguir conheça os detalhes de cada estilo traçado pela revista: Learning, Enjoyment, Purpose, Caring, Order, Safety, Results & Authority.

 

 

> Learning

 

Caracterizado pela exploração e criatividade. O ambiente da empresa é imaginativo e convida as pessoas a criarem e inventarem situações diferentes. Os funcionários são unidos pela curiosidade e os líderes buscam inovação, criatividade, conhecimento e aventura.

 

 

> Enjoyment

 

É representado pela diversão. Ambiente de trabalho pautado pela alegria e as pessoas fazem aquilo que as torna felizes. Os colaboradores brincam e se divertem, já as lideranças enfatizam o senso de humor e a espontaneidade.

 

 

> Purpose

 

Movido por um propósito. Um ambiente tolerante, onde as pessoas buscam fazer o bem para um mundo melhor. Os colaboradores se unem com foco em sustentabilidade e impacto social, já os líderes contribuem para uma causa maior.

 

 

> Caring

 

Focado em relacionamentos e em confiança. O ambiente de trabalho é agradável e colaborativo, onde as pessoas se ajudam. Líderes prezam pela sinceridade, trabalho em equipe e relações positivas. Os colaboradores são unidos pela confiança.

 

 

> Order

 

Preza pelo em respeito, ordem e normas gerais. Os ambientes de trabalho são metódicos e as pessoas devem seguir regras claras e definidas. Os colaboradores são unidos pela cooperação e os líderes enfatizam procedimentos.

 

 

> Safety

 

Definido pelo planejamento, pela cautela e preparação. Ambiente de trabalho definido pela previsibilidade, onde as pessoas mensuram os riscos e refletem muito antes de tomar decisões. Os líderes se caracterizam por serem realistas e planejarem à frente.

 

 

> Results

 

Voltada para vencer. Ambientes de trabalham são pautados por meritocracia e resultado. As pessoas aspiram o sucesso e uma performance de alto nível. Os líderes enfatizam a importância de atingir metas e a equipe se une em busca do sucesso. 

 

 

> Authority

 

Caracterizado pela força e ousadia. Os ambientes de trabalham são altamente competitivos, onde as pessoas se esforçam para obterem vantagens individuais. A equipe se une através do forte controle e os líderes são dominantes.

 

 

E você, já identificou qual estilo de cultura corporativa deseja implantar na sua empresa?

 

 

Curtiu esse conteúdo sobre os estilos de cultura corporativa? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te inspirar a criar uma cultura para sua empresa! Você também pode gostar do nosso post Culture Guide. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms