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Embalagem: entenda a importância de um bom design

 

A interação de um produto com o seu consumidor começa pela embalagem e nós percebemos a importância de um bom design de embalagem para o sucesso de determinado produto.

 

E, por isso, não é exagero afirmar que ela é o principal elemento de conexão de uma marca com seu cliente. Somente esse fato já poderia justificar um investimento nesse quesito.

 

Contudo, ainda há outros fatores implícitos que também são fundamentais e reforçam a importância de um bom design de embalagem para criar importância e relevância no ponto de venda. Quer saber quais?

 

Dentro dos elementos tangíveis, um bom design de embalagem é fundamental em função dos seguintes atributos: proteção ao produto, praticidade, facilidade no uso e exposição.

 

Um layout gráfico de qualidade pode facilitar que a mercadoria ganhe uma posição de destaque na gôndola, chamando mais atenção do consumidor em relação aos demais players. Outra questão tangível relevante é a segurança. Um produto mais sofisticado, requer acomodação e proteção para garantir sua integridade, qualidade e durabilidade.

 

Vou compartilhar com alguns exemplos: Já desenhamos uma embalagem que necessitava ser resistente à queda, como foi com o case da PertoPrinter. Também, já auxiliamos para que o produto ficasse melhor acondicionado e assim pudesse ser exportado, como foi com o projeto da GranoSquare. Isso foi possível por meio de uma redefinição de material e acabamento, principalmente.  

 

Já no lado intangível, o design de embalagem proporciona uma interação com o consumidor.

 

A embalagem é um importante ponto de contato da marca e por isso gera impacto para o usuário final. O importante é que todos os pontos de contato proporcione uma experiência adequada ao cliente. Sobre esse assunto, tem um livro muito interessante Orchestrating Experiences: Collaborative Design for Complexity escrita por Chris Ridson e Patrick Quattlebaum. A ideia central do livro é que as experiências dos clientes são cada vez mais complicadas – com múltiplos canais, pontos de contato, contextos e relações.

 

Imagine receber um produto em casa e toda as sensações que a embalagem pode transmitir em um primeiro contato: a apresentação, o material, a organização, o modo de abrir etc.

 

Certamente é um momento chave na experiência da marca e pode despertar boas percepções do consumidor a cerca do produto.

 

Somado a isso, o package é uma maneira eficaz de transmitir o posicionamento, características e atributos de uma marca. Se uma empresa se posiciona como moderna e arrojada, por exemplo, a sua embalagem deve refletir isso.

 

A Associação Brasileira de Embalagens – ABRAE – disponibilizou dados que sustentam essa ideia.

 

O estudo indica que os consumidores geralmente optam por um package mais atraente quando se trata de produtos semelhantes e inclusive se mostram mais predispostos à experimentar uma marca que ofereça isso. Ou seja, nota-se que os potenciais clientes levam em consideração o design da embalagem e ele pode ser decisivo no momento da compra.

 

Outro elemento que também favorece a importância de uma boa embalagem é a redução de custos.

 

Um package bem acabado e com uma solução de design inteligente pode representar um investimento menor na produção, fazendo com o que a empresa tenha margens mais competitivas e preços mais atraentes para o consumidor, contribuindo para o desempenho comercial.

 

Por fim, mas não menos importante, o desafio de uma boa solução de embalagem é se ater aos quesitos ambientais. Esse é um grande desafio que todos os mercados precisam se atentar e se reinventar. Existe um grande caminho a ser percorrido e que precisa começar. O projeto de embalagem para granola GranoSquare é certificada com o selo Eureciclo. Uma iniciativa muito interessante que se vocês não conhecem, vale a pena pesquisar. No caso da granola, esse selo garante que 100% do equivalente que a empresa distribui de embalagens no mercado é recolhido e reciclado por cooperativas brasileiras, diminuindo o seu impacto ambiental e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil.

 

Depois de tudo isso, ficou claro como é indispensável contar com uma boa embalagem para qualquer tipo de mercadoria.

 

Grandes produtos, merecem grandes apresentações. E através do design de estrutura e do layout gráfico é viável gerar valor para as marcas a partir de embalagens que irão se destacar no ponto de venda e impactarão os resultados.

 

 

 

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