design-embalagem-importancia-blog

Entenda a importância do design de embalagem

 

A interação de um produto com o seu consumidor começa pela embalagem. Por isso, não é exagero afirmar que ela é o principal elemento de conexão de uma marca com seu cliente. Somente esse fato já poderia justificar um investimento nesse quesito.

 

Contudo, ainda há outros fatores implícitos que também são fundamentais e reforçam a importância de um bom design para criar relevância no ponto de venda. Quer saber quais?

 

Dentro dos elementos tangíveis, uma boa embalagem garante os seguintes atributos: proteção ao produto, praticidade, informações, facilidade no uso e exposição.

 

Um layout gráfico de qualidade contribui para que a mercadoria ganhe uma posição de destaque na gôndola, chamando mais a atenção do consumidor em relação aos demais players. Além disso, um package tem o poder de comunicar os detalhes do produto, desde valor nutricional, ingredientes e materiais, até formas de uso e sugestões. Essas informações ajudam os clientes a tomarem a decisão de compra.

 

A Associação Brasileira de Embalagens – ABRAE – disponibilizou dados que sustentam essa ideia.


O estudo indica que os consumidores geralmente optam por uma embalagem mais atraente quando se trata de produtos semelhantes e inclusive se mostram mais predispostos à experimentarem uma marca que ofereça isso. Ou seja, nota-se que os potenciais clientes levam em consideração o design da embalagem e ele pode ser decisivo no momento da compra.


Outra questão relevante é a segurança. Um produto mais sofisticado, requer acomodação e proteção para garantir sua integridade e durabilidade.

 

Nesse sentido, já desenhamos uma embalagem que necessitava ser resistente à queda, como foi com o caso da PertoPrinter. Também, redefinimos o material para que o produto ficasse melhor acondicionado, como foi o projeto da GranoSquare

 

Já no lado intangível, o design de embalagem proporciona uma interação com o consumidor.

 

A embalagem também é um importante ponto de contato da marca e por isso gera impacto para o usuário final. Ela fornece indícios sobre a empresa que está por trás e ao mesmo tempo, é um poderoso elemento para construir uma experiência de marca.

 

Imagine receber um produto em casa e toda as sensações que a embalagem pode transmitir em um primeiro contato: a apresentação, o material, a organização, o modo de abrir etc.

 

Certamente é um momento chave na experiência da marca e pode despertar boas percepções do consumidor a cerca do produto.

 

Somado a isso, o package é uma maneira eficaz de transmitir o posicionamento, características e atributos de uma marca. Se uma empresa se posiciona como moderna e arrojada, por exemplo, a sua embalagem deve refletir isso, sendo coerente. Falamos mais sobre isso no texto sobre consistência de marca.

 

Outro elemento que também favorece a importância de uma boa embalagem é a redução de custos.

 

Um package bem acabado e com uma solução de design inteligente pode representar um investimento menor na produção, fazendo com o que a empresa tenha margens mais competitivas e preços mais atraentes para o consumidor, contribuindo para o desempenho comercial.

 

Além disso, uma boa solução deve se ater aos quesitos ambientais. Atualmente, o descarte de materiais que a maioria das embalagens gera é imenso. Do outro lado, os consumidores estão cada vez mais conscientes das consequências disso e buscam no mercado produtos e embalagens com apelos sustentáveis. Por isso, é de suma importância que as empresas busquem alternativas em materiais e processos de fabricação para romper com a lógica atual do mercado, oferecendo uma embalagem mais ecológicos.


Um exemplo que ilustra isso é a iniciativa do selo Eureciclo: uma certificação que garante o recolhimento e reciclagem de 100% do equivalente de embalagens produzidas por determinada indústria. No caso da GranoSquare, a nova embalagem foi certificada com o selo, diminuindo o impacto ambiental e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil.

 

Com isso, é possível perceber a quantidade de elementos tangíveis e intangíveis que influenciam o desenvolvimento de uma embalagem.

 

Dessa forma, fica evidente que grandes produtos, merecem grandes apresentações e através do design de estrutura e do layout gráfico, é viável gerar valor para as marcas a partir de embalagens que irão se destacar no ponto de venda e impactarão os resultados.

 

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms