fbpx

7 Dicas para apresentação de projetos

 

A apresentação é crucial para o designer, podendo destruir um excelente projeto. Quer dicas para garantir uma apresentação de projeto bem sucedida e aumentar as chance do projeto ser aprovado? Siga essas dicas!

 

 

#1 Trabalhe a confiança

 

Quando sabemos defender tecnicamente a solução e entendemos por que tomamos cada decisão, teremos mais confiança para apresentar o projeto. Lembre-se a confiança se sente no gesto, na voz, na abordagem. Por isso, leve as análises, dê profundidade ao tema, tenha a certeza de que as ideias foram bem trabalhadas e que você fez o seu melhor possível. Assim, você terá projetos com mais consistência.

 

Dica: Releia o briefing e anote frases do cliente para embasar a suas decisões de projeto. Treine repetidas vezes antes de apresentar.

 

 

#2 Use a lógica 2PCA

 

Mostre os caminhos da decisão, o processo por trás do trabalho e como todas decisões foram adequadas às necessidades do cliente. Na lógica 2PCA, você guia a sua apresentação por esses pontos: Processo, Profundidade, Consistência, Adequação.

 

Ao mostrar o caminho percorrido para as suas escolhas, você demonstra consistência nas decisões de design, que não foram feitas por gosto pessoal, mas por razões específicas.

 

 

#3 Faça a leitura do cliente

 

Tenha sensibilidade: são pessoas assistindo a sua apresentação. Faça uma leitura do estado do cliente. Busque entender se as pessoas estão com pressa, ansiosas, ou preocupadas com algum ponto. Assim, você saberá como elas irão receber o seu material e você estará mais preparado para o momento e para receber os feedbacks e as avaliações que virão.

 

Dica: Antes de apresentar, faça o momento do check-in, onde todos contam como estão chegando e como estão se sentindo para a reunião.

 

 

#4 Considere tempo e ritmo

 

Antes de iniciar, pergunte qual o tempo disponível que você tem para apresentar. Dessa forma, você ajusta o tempo com o número de slides. Prepare um storytelling para apresentar e pratique o fluxo da apresentação. Atenção, imprevistos podem acontecer. Prepare-se para acelerar o ritmo, se necessário, e manter apenas o que é essencial.

 

Dica: Calcule a quantidade de telas x tempo em minutos. Saiba quantos minutos você precisa para cada tela.

 

 

#5 Incentive o feedback

 

Proponha um modelo de feedback no início da apresentação. Exemplo: Peça para as pessoas pegarem um papel e caneta, e façam um risco no meio com “eu gostei” e “eu gostaria”. Durante a apresentação, eles vão anotar o que gostaram, e coisas que eles gostariam que ver, mas não viram na apresentação. Esse é um modelo leve de feedback, que evita uma análise binária de bom ou ruim, gosto ou não gosto. Também faz com o que o cliente esteja ativamente presente durante a apresentação.

 

 

#6 Desmembre a solução

 

Procure destrinchar a solução em partes. Por exemplo, ao invés de apresentar uma marca diretamente, apresente os elementos da mesma em partes. Comece pela tipografia escolhida, as cores, outros elementos importantes para o conceito da marca. Isso ajuda o cliente a construir em sua cabeça as estruturas básicas do entendimento da solução. Ao invés de receber muita informação ao mesmo tempo, ele vai recebendo as camadas da decisão, devidamente justificadas.

 

 

#7 Finalize

 

Aprenda a acolher os feedbacks recebidos. Saiba fazer boas perguntas: Por exemplo, quando o cliente pede para alterar uma cor ou símbolo de uma identidade visual, e você percebe que isso não faz sentido com as decisões tomadas, questione. “Por que você acha que esse item deve ser alterado?” Assim você faz a pessoa refletir sobre as próprias opiniões.

 

Dica: Deixe espaço para perguntas e apresente os próximos passos do projeto.

 

 

E aí? Curtiu essas dicas para uma apresentação de projeto bem sucedida? Antes de mais nada, espero que esse post possa te ajudar com as suas apresentações dos seus futuros projetos! Você também pode gostar do nosso post com dicas de gestão para designers. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

designer-matheus-pinto-valkiria