fbpx

7 Dicas de Gestão para Designers

 

Uma boa gestão garante que o trabalho flua e gere melhores resultados. Quer dicas para gerenciar melhor os seus projetos? Então leia este post, pois separamos 7 dicas de gestão para você.

 

Como gerenciar melhor?

Tendo uma equipe que trabalhe bem em conjunto e criando um espaço seguro para que o trabalho seja feito e entregue com excelência.

Você sabe como conseguir isso?

 

 

#1 Contexto e controle

Ofereça o contexto apropriado para as pessoas do seu time, ao invés de tentar controlá-las. Se você mudar esse modelo mental, você contribui para criar um ambiente de colaboração, e não de controle. Ao fornecer todas as informações sobre um projeto, ao invés de apenas uma pequena porção, você dá liberdade para a equipe tomar decisões e trabalhar criativamente.

Fonte: Patty McCord, 2018. Powerful: Building a Culture of Freedom and Responsibility.

 

#2 Explore os pontos fortes

Estimule uma cultura de feedback constante, para criar uma relação de confiança entre o time. Evite comentários negativos, pois eles podem ativar reações defensivas e diminuir a motivação. Procure explorar os pontos fortes, ao invés de tentar corrigir um problema. Você estimula o aprendizado ao fazer perguntas e estimular a reflexão. E lembre-se: feedback é uma via de mão dupla.

 

 

#3 Delegue

Evite o microgerenciamento. “Abra mão dos seus Legos”, como dizem. Os membros de uma equipe devem ter autonomia. É bom para todos que você consiga distribuir responsabilidades por etapas ou atividades específicas. Assim, ninguém na equipe fica sobrecarregado e todos sabem o que deve ser feito.

 

 

#4 Organize sua pauta

Quando temos muito tempo para executar uma tarefa, é mais fácil procrastinar. Pense no macro, mas quebre seu projeto e suas atividades em pequenos passos. Estabeleça metas semanais, mais fáceis de serem cumpridas. Concentre-se na tarefa prevista para a semana. Para que assim você consiga honrar com as sua organização e alcançar a sua meta.

 

 

#5 Use softwares

Ao utilizar um software de gestão de projetos, você organiza melhor as informações dos projetos. Além disso, é possível cronometrar tempo, criar cronogramas, gerar relatórios, centralizar informações e torná-las visíveis para toda a equipe.

 

 

#6 Seja visual

Mesmo utilizando um software de gerenciamento, utilize as paredes! Use quadros e post-its (perto de você) para marcar as tarefas da semana e atribua um responsável por cada uma delas. Assim, você e a sua equipe terão um lembrete visual das tarefas e dos prazos.

 

 

#7 Tenha um propósito claro

Todos sabem para o que estão trabalhando? O propósito serve como uma guia. Todos na equipe devem ter o mesmo entendimento do porquê o trabalho está sendo feito. Sem essa clareza, abre-se um espaço para conflitos e falsas expectativas.

 

 

E aí? Curtiu as dicas de gestão? Se você quiser mais dicas relacionadas ao tema, temos um post sobre 3 tópicos da cultura da Netflix. Veja neste link.

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp