
7 Dicas de Gestão para Designers
Uma boa gestão garante que o trabalho flua e gere melhores resultados. Quer dicas para gerenciar melhor os seus projetos? Então leia este post, pois separamos 7 dicas de gestão para você.
Como gerenciar melhor?
Tendo uma equipe que trabalhe bem em conjunto e criando um espaço seguro para que o trabalho seja feito e entregue com excelência.
Você sabe como conseguir isso?
#1 Contexto e controle
Ofereça o contexto apropriado para as pessoas do seu time, ao invés de tentar controlá-las. Se você mudar esse modelo mental, você contribui para criar um ambiente de colaboração, e não de controle. Ao fornecer todas as informações sobre um projeto, ao invés de apenas uma pequena porção, você dá liberdade para a equipe tomar decisões e trabalhar criativamente.
Fonte: Patty McCord, 2018. Powerful: Building a Culture of Freedom and Responsibility.
#2 Explore os pontos fortes
Estimule uma cultura de feedback constante, para criar uma relação de confiança entre o time. Evite comentários negativos, pois eles podem ativar reações defensivas e diminuir a motivação. Procure explorar os pontos fortes, ao invés de tentar corrigir um problema. Você estimula o aprendizado ao fazer perguntas e estimular a reflexão. E lembre-se: feedback é uma via de mão dupla.
#3 Delegue
Evite o microgerenciamento. “Abra mão dos seus Legos”, como dizem. Os membros de uma equipe devem ter autonomia. É bom para todos que você consiga distribuir responsabilidades por etapas ou atividades específicas. Assim, ninguém na equipe fica sobrecarregado e todos sabem o que deve ser feito.
#4 Organize sua pauta
Quando temos muito tempo para executar uma tarefa, é mais fácil procrastinar. Pense no macro, mas quebre seu projeto e suas atividades em pequenos passos. Estabeleça metas semanais, mais fáceis de serem cumpridas. Concentre-se na tarefa prevista para a semana. Para que assim você consiga honrar com as sua organização e alcançar a sua meta.
#5 Use softwares
Ao utilizar um software de gestão de projetos, você organiza melhor as informações dos projetos. Além disso, é possível cronometrar tempo, criar cronogramas, gerar relatórios, centralizar informações e torná-las visíveis para toda a equipe.
#6 Seja visual
Mesmo utilizando um software de gerenciamento, utilize as paredes! Use quadros e post-its (perto de você) para marcar as tarefas da semana e atribua um responsável por cada uma delas. Assim, você e a sua equipe terão um lembrete visual das tarefas e dos prazos.
#7 Tenha um propósito claro
Todos sabem para o que estão trabalhando? O propósito serve como uma guia. Todos na equipe devem ter o mesmo entendimento do porquê o trabalho está sendo feito. Sem essa clareza, abre-se um espaço para conflitos e falsas expectativas.
E aí? Curtiu as dicas de gestão? Se você quiser mais dicas relacionadas ao tema, temos um post sobre 3 tópicos da cultura da Netflix. Veja neste link.