fbpx

Dicas para melhorar o seu Briefing

 

O seu cliente sabe o que quer? E você sabe como extrair isso dele? O briefing é uma etapa muito importante de qualquer trabalho, por isso separamos algumas dicas que vão garantir o bom andamento dos seus projetos!

 

 

> O que é o briefing?

Entendemos o briefing como o processo de extrair e reunir informações importantes que serão utilizadas para 2 finalidades: a) elaborar uma proposta comercial e b) desenvolver um projeto de design.

 

Esse processo, quando bem feito, vai garantir o bom desempenho do projeto.

 

Para a Valkiria, o processo de briefing começa já nos primeiros contatos com o cliente, por exemplo, na contratação, e finaliza na devolutiva dessas informações, no debriefing.

 

Para organizar a extração dessas informações, resumimos o briefing em 3 momentos:

 

#1 Vendas

#2 Kick-off

#3 Debriefing

 

 

#1 Vendas

 

Esse momento é chave para o desenvolver do projeto. Qual é o desafio? Esse é o momento de entender as necessidades do seu “possível cliente” e avaliar o que ele realmente precisa.

 

Com o desafio mais claro, organize as informações, estruture o escopo ideal e envie a Proposta Comercial.

DICA: Vale a pena investir tempo aqui com projetos que você vê potencial e sinergia. Um escopo detalhado e bem alinhado evita que desentendimentos aconteçam ao longo do projeto.

 

 

#2 Kick-off

 

Esse é o momento em que o comercial passa o bastão para a equipe de criação. É o primeiro contato da equipe que vai trabalhar no projeto com o cliente, portanto, deve ser um momento sem entraves.

DICA. Apresente quem vai trabalhar no projeto e prepare-se para extrair o máximo de informações do seu cliente. Fique atento para conduzir o seu cliente a responder todas as suas dúvidas.

 

É hora de mergulhar mais a fundo no desafio! Gostamos de separar a imersão no cliente em 3 momentos:

 

 

MOMENTO 1: SENSIBILIZAÇÃO

 

Apresentamos a cultura da empresa e os envolvidos no projeto, para que o cliente conheça a nossa forma de trabalhar e se entregue ao processo.

EXEMPLO. Apresente todos os envolvidos no projetos e qual é o papel dessa pessoa ao longo do processo.

 

 

MOMENTO 2: APRESENTAÇÃO DE ESCOPO DO PROJETO

 

Para organizar o que foi contratado, e alinhar essas informações com o cliente, procure apresentar de maneira clara e visual quais são os entregáveis desse projeto. Lembre-se, estamos falando de uma prestação de serviço. Portanto, quanto mais conseguirmos tangibilizar a nossa entrega, melhor!

EXEMPLO. Se você possui itens de papelaria na sua entrega de identidade visual, aponte os itens que o cliente recebe no final.

 

 

MOMENTO 3: PERGUNTAS SOBRE O PROJETO

 

Busque entender tudo o que puder sobre o desafio. Portanto, para ajudar nessa coleta de dados, separamos em 4 blocos de assuntos:

 

Negócio: Queremos saber um pouco mais sobre o que tem por trás do seu negócio. Nos ajude a entender os detalhes.

 

Valor: Hoje as marcas precisam se conectar com as pessoas que buscam servir, gerando valor no seu dia-a-dia e ajudando-as a se tornarem melhores. Portanto, queremos entender como a sua marca faz isso.

 

Pessoas: Atualmente marcas precisam ter um público bem definido. Criar uma audiência através da troca de valor constrói lealdade que é convertida em vendas. Por isso, precisamos identificar quem são as pessoas para quem a sua empresa/negócio vai gerar valor.

 

Projeto: Requisitos técnicos e restrições do projeto.

 

 

#3 Debriefing 

 

Aqui é feita a devolução dos aprendizados e são apresentados os guidelines para o projeto. Devolvemos todas as informações coletadas para o cliente em uma apresentação em PDF. Essa etapa tem o o intuito de organizar o projeto, alinhar expectativas, nivelar o conhecimento e também gerar confiança por já ser uma primeira entrega.

 

Agora, é mão na massa para o projeto começar!

 

E aí? Curtiu as dicas sobre briefing? Esperamos que esse conteúdo te ajude a melhorar cada vez mais essa etapa em seus projetos. 

 

Se você curtiu essas dicas sobre briefing, veja o nosso post sobre como é o processo de Design Thinking. Acesse ele neste link.

 

 

designer-matheus-pinto-valkiria