
3 dicas simples que vão melhorar o seu brainstorm
O brainstorm é uma metodologia eficiente para geração de ideias. E é por isso que escolhemos dicas simples que, rapidamente, podem melhorar o seu brainstorm.
A tradução literal do termo, “chuva de ideias”, facilita o entendimento e a finalidade.
É comum se ouvir falar que a técnica deve ser livre de regras ou restrições, para que se aproveite ao máximo as ideias geradas dentro desse processo.
Com certeza, isso é verdadeiro, contudo, existem algumas metodologias que podem ajudar a fomentar ainda mais a capacidade criativa dentro de um brainstorm.
Por isso, vamos contribuir com alguns exemplos que podem auxiliá-lo nesse processo.
:: PALAVRA ALEATÓRIA
Um exemplo que pode contribuir ao processo criativo, é chamado de “palavra aleatória”.
Algumas vezes, um brainstorm pode emperrar e não evoluir, por isso, essa ferramenta pode ajudar a dar sequência. A “palavra aleatória” é simplesmente abrir um livro e escolher uma palavra qualquer com o dedo. A partir disso, se faz um exercício de como a palavra escolhida aleatoriamente pode auxiliar na resolução da dificuldade em questão.
:: ENGENHARIA REVERSA
Outra maneira de fomentar a criatividade dentro do brainstorm, é fazer um exercício de engenharia reversa.
O brainstorming oposto possibilita ampliar o problema e enxergá-lo sobre uma ótica diferente. Por exemplo, se o desafio consiste em desenvolver um produto muito criativo, é possível pensar qual seria o produto mais convencional para o contexto e a partir de então, ter insights do que não fazer. Já ter conhecimento disso, é um bom começo para se chegar à algo novo e criativo.
:: MINDMAPPING
Mais uma prática interessante, é o mindmapping, ou também conhecido como mapa mental. É uma ideia simples, mas que tende a ser bastante eficaz se for bem explorada.
Com uma folha de papel em branco, basta colocar uma imagem relacionada ao problema que está sendo discutido. Depois, é só começar a ampliar as ideias usando cores, flechas e conexões que podem estar relacionadas ao ponto central do debate.
O uso de ícones, ilustrações e desenhos enriquece muito o mapa mental e elucida caminhos que não foram considerados ainda. Geralmente fazemos isso utilizando post-it, ou, por meio de um site online. Por aqui, gostamos de utilizar o mindmeister.
O fato é que não há certo ou errado quando se fala em criatividade e inovação. Existem diversas ferramentas que podem contribuir para a qualidade do brainstorm.
Cada grupo, empresa ou indivíduo possui liberdade para adotar as melhores práticas e formas de fomentar as novas ideias, não há regras específicas.
O importante é estar aberto a ouvir as mais variadas sugestões e adotar um postura positiva em relação ao processo e é claro, algumas técnicas podem dar um empurrão para contribuir com resultados significativos.
Existe uma frase do Einstein que funciona como um aviso e serve como mantra para nós: “If you always do what you always did, you will always get what you always got”, ou seja, se você sempre fizer a mesma coisa, você sempre alcançará o mesmo resultado.
Então, não se apegue nos mesmos processos para trabalhar com geração de ideia, busque sempre se reinventar e encontrar formas novas para um processo fluído e leve de brainstorm.
Neste texto selecionamos 8 posturas e crenças que ajudam à deixar o ambiente mais fluído e propenso a criar. Isso, sim, para nós é fundamental para que as ideias possam surgir.
E, lembre-se: não faça sempre as mesmas coisas e espere resultados diferentes 😉