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A Valkiria Inteligência Criativa sob o olhar da DesignWanted

A Valkiria Inteligência Criativa sob o olhar da Adriana Ayala, coordenadora de conteúdo da DesignWanted, uma empresa internacional de curadoria em design que busca informar sobre os melhores projetos em design, arquitetura e tecnologias. Em junho de 2020 a DesignWanted publicou na sua plataforma a entrevista com a Valkiria em inglês (confira aqui aqui a matéria original em inglês).

 

A seguir compartilhamos a versão em português da entrevista.

 

Sempre buscando inovação e praticando o bom design, a Valkiria Inteligência Criativa tem a missão de levar a cultura do design para o coração das pessoas e dos negócios.

 

Fundado em 2013, a Valkiria Inteligência Criativa é um estúdio brasileiro que vem ganhando reputação pela qualidade e consistência de seus produtos. Como um estúdio de design, Valkiria trabalha em uma variedade de setores de design, desde de produto, branding, embalagem, estratégia e design de experiência.

 

É a sua metodologia de design pensada e abrangente, que envolve uma abordagem estratégica e envolvente, que lhes permite criar produtos com criatividade e inovação infinitas. Seu trabalho colaborativo, processo centrado no ser humano, know-how de negócios e natureza orientada para os detalhes não só maximizam a variedade de produtos que criam, mas os leva a trabalhar com start-ups e empresas internacionais e desenvolver com elas estratégias inovadoras.

 

O trabalho de Valkiria Inteligência Criativa já foi reconhecido com prêmios internacionais de design. A tesoura Vai e Vem recebeu o Prêmio iF 2020, que não só é a essência de sua prática de design, mas prova que o design latino-americano está em ascensão.

 

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Time da Valkiria Inteligência Criativa

 

Quem faz parte do time da Valkiria? Como a sua jornada começou?

Moisés Hansen: “Atualmente, a Valkiria conta com um core de pessoas especialistas em design e inovação. São designers industriais, designers e artistas visuais, publicitários e administradores com foco em marketing. Em muitos casos, precisamos alocar aos projetos pessoas com especialidades em outras áreas como pesquisa, ilustração, comunicação, engenharia ou psicologia. Isso é ótimo para a nossa cultura, porque possibilita que estejamos sempre aprendendo uns com os outros a partir de diferentes áreas do conhecimento.

 

Nossa jornada iniciou em 2012 com a operação Valkiria, uma iniciativa empreendedora de 4 designers, que trabalhavam juntos em um escritório de design industrial, e 1 professor universitário, que dava aulas em cursos de design – que decidiram largar os seus empregos e fundar a própria empresa. Na época, entendíamos que o design poderia ampliar o seu escopo de atuação, não se resumindo a facelifts em produtos e marcas, mas também sendo utilizado para desenhar novos negócios, serviços e estratégias para criar mais valor para as pessoas a partir de melhores produtos, marcas e embalagens. Foi com essa motivação que, assim, nasceu a Valkiria.”

 

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Projeto de Embalagem para Tropik Cosmetics

 

 

Por que focar em estratégia, branding e design de produto? 

Moisés Hansen: “Eu acredito que tudo é possível de ser imaginado, desenhado e criado de uma forma melhor pelo design. Por isso, utilizamos essa abordagem para focar no processo de inovação dos nossos clientes, seja ele um novo produto, uma marca, uma estratégia ou uma embalagem.

 

Para mim o design é a ciência da inovação, que se vale de diversas áreas do conhecimento para criar valor para as pessoas. E é isso que me motiva nessa profissão. O design quando bem aplicado é capaz de promover grandes transformações nas mais variadas escalas e temos um propósito de levar essa cultura para o coração das pessoas e dos negócios.”

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Projeto de Produto de uma caixa térmica

 

A Valkiria busca criar valor através do design desenvolvendo estratégias relevantes, marcas, produtos e embalagens, a fim de trazer vantagem competitiva para os seus clientes. Pode nos contar quais processos vocês adotam para atingir isso?

Moisés Hansen: “Para criar valor pelo design precisamos de uma metodologia que se vale de sua abordagem centrada nas pessoas, dos princípios universais do design, além de uma cultura corporativa que olha pra isso constantemente.

 

Através da nossa metodologia imersiva, dedicada e artesanal, nós mapeamos as necessidades e desejos das pessoas para desenvolver soluções relevantes e inovadoras. A nossa abordagem preza pela colaboração a fim de atingirmos os melhores resultados. Dessa forma, trabalhando a quatro mãos, nós envolvemos o cliente no nosso processo criativo e estamos conseguindo bons resultados.”

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Projeto de Branding para Cervejaria Bellavista

 

Do seus projetos mais recentes, a Tesoura Vai-eVem foi a vencedora do prêmio IF Design Award 2020. Você pode nos contar como foi a concepção do projeto? E quais foram as inspirações por trás?

Moisés Hansen: “De fato vencemos o iF Design Awards 2020  e também fomos ouro e best of category no Latin American Design Award 2019. Esse projeto é um exemplo concreto do poder de inovação através do design centrado no ser humano.

 

A tesoura Vai e Vem foi projetada com foco no seu público-alvo, crianças de 3 a 8 anos de idade e pessoas que encontram dificuldade no uso do produto, como: canhotos, pessoas com alguma restrição motora ou deficiência nas mãos.

 

O produto segue as premissas do design universal e foi concebido para promover a criatividade. A intenção desse projeto foi facilitar a realização de uma tarefa que pode ser bem desafiadora para muitos: recortar. 

 

O desafio de design iniciou com o entendimento das pessoas para quem estávamos criando. Nesse caso, mapeamos necessidades, restrições, contextos e comportamentos.

 

Diferentemente de outros modelos existentes, a tesoura Vai e Vem permite que os usuários a utilizem de diversas maneiras, inclusive sem o apoio dos polegares. Isso proporciona mais conforto e respeita os diferentes níveis de habilidade. Além disso, quando a tesoura não estiver em uso, ela pode ser guardada fechada com uma trava – um detalhe importante para o público infantil que a utilizará.

 

Além das premiações, o projeto resultou em um pedido de patente de invenção para a Faber-Castell Brasil. Mas, o que me deixa mais satisfeito com em termos de resultado é saber que estamos melhorando a vida de muitas pessoas com esse produto.”

 

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Projeto de design de Produto – tesoura Vai e Vem

 

Nos conte sobre o primeiro cliente da Valkiria. Como foi a experiência e qual era o projeto?

Moisés Hansen: “Acredita que não lembro ao certo que foi o primeiro cliente e qual o projeto, mas lembro de alguns desafios interessantes que desenvolvemos no primeiro ano de atividades. Em design de produto, tivemos o projeto de um barco catamarã de 41ft para transporte de passageiros e em estratégia de marca tivemos a oportunidade de desenhar a marca pessoal do jogador Ronaldinho Gaúcho, que nasceu em Porto Alegre, na cidade que estamos sediados atualmente.”

 

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Projeto de Ventosa de banheiro para a Arthi

 

Qual aspecto do seu trabalho é difícil, cansativo e complexo, porém definitivamente é crucial para a prática?

Moisés Hansen: “Penso que vender é o aspecto mais difícil, cansativo e complexo do nosso trabalho; porém é crucial para o nosso negócio. Por muito tempo, negligenciamos as vendas porque todos os sócios queriam desempenhar aquilo que aprenderam em suas faculdades e trabalhar nos projetos de marca, produto e embalagem. Mas com o passar dos anos, vimos que para permanecermos no mercado, alinhados aos nossos valores de excelência e reconhecimento, precisamos de um time comercial para trazer projetos relevantes, que nos remunerem bem e que possam nos trazer notoriedade para que novas empresas desejem colaborar com a Valkiria.”

 

Projeto de máquina agrícola GV500i

 

Qual o próximo passo para a Valkiria? Em quais projetos vocês estão trabalhando? Algum produto novo? Se preparando para um evento? Lançamento de algum novo canal de mídias sociais?

Moisés Hansen: “A Valkiria tem o propósito de levar a cultura do design para o coração das pessoas e dos negócios. Penso que fazemos isso através das estratégias, produtos, marcas e embalagens que desenhamos. Contudo, entendemos que podemos levar esse valor de uma forma mais direta para as pessoas que nos seguem, que vivem de design e que podem estar passando por desafios que nós já superamos. Estamos vendo de que forma iremos fazer isso ainda, mas pretendemos ouvir a nossa audiência e entregar algo de valor para as suas vidas.”

 

 

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Adriana Ayala
Industrial & Interaction designer. Traveler and explorer, constantly seeking new experiences. Passionate about design as an action and way of life. I see design as an adventure, a journey. I embrace the process and enjoy the practice.

 

Galeria de Projetos

 

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Ficaremos felizes em conversar  🙂

 

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