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Design de Produto na prática

Você sabe o que está por trás do design de um produto?

 

Design de produto é uma atividade complexa. Quando desenhamos um produto, não pensamos apenas na sua forma, mas como ele vai interagir no mundo real. Mascarada pela estética, a atividade e a profundidade do trabalho de um designer de produtos acaba sendo muitas vezes sendo incompreendida.

 

O trabalho do designer é ser um solucionador de problemas.

 

É preciso pensar no usuário final, mas também nas necessidades do fabricante. É preciso conhecer os materiais e entender de processos produtivos. Trabalhar na modelagem tridimensional e também ser capaz de traduzir necessidades em produtos.

 

Aqui, compartilhamos 7 tópicos para você entender mais.

 

01. Cada material, um universo

 

Existem materiais mais adequados a certos propósitos e formatos. Cada material possui suas restrições técnicas e as suas características. No brinquedo para pets que desenhamos, ele foi produzido em borracha vulcanizada, devido a elasticidade necessária para cumprir com o seu propósito: precisava ser macio para os cães morderem e também para comportar os petiscos no seu interior.

 

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02. Cada peça, um projeto

 

Cada componente de um produto é um projeto independente. Muitas vezes, as peças podem ser feitas do mesmo material, mas produzidas de diferentes formas. É o caso do nosso projeto caixa térmica para a Termolar. Nele, a tampa foi produzida a partir do processo de sopro, enquanto o corpo e demais componentes eram produzidos através da injeção de plástico. Duas lógicas produtivas distintas, que requerem diferentes conhecimentos.

 

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03. Design e engenharia

 

O designer de produtos navega entre esses dois mundos. Ele precisa entender sobre os processos produtivos (suas características, restrições e possibilidades) e combinar esse conhecimento com a teoria do design (funcionalidade, proporção harmônica, cores, texturas). No projeto tesoura infantil, para a Faber-Castell, foi um desafio tornar um produto cheio de detalhes técnicos em algo atrativo, dentro do custo do cliente e adequado para crianças utilizarem.

 

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04. Modelagem 

 

A etapa de concept design, na qual desenhamos à mão, é uma parte importante do processo criativo. No entanto, grande parte do projeto é resolvido na modelagem tridimensional. É através dela que entendemos as restrições técnicas de cada processo, as dimensões, os encaixes. O papel aceita tudo.
A modelagem, não. Precisamos fazer com que os conceitos funcionem no mundo real. O trabalho paramétrico realizado no software é fundamental para fazer o cruzamento do design com a engenharia.

 

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05. Transporte e Armazenamento

 

Quando projetamos para uma produção em série, milhares de unidades serão produzidas, transportadas e armazenadas. Portanto, seu desenho deve facilitar todas as etapas! No projeto potes herméticos, desenhamos 3 unidades em diferentes tamanhos que se empilham de forma modular, organizando as gôndolas (e as casas dos usuários), além de facilitar o preenchimento de caixas para o transporte da fábrica.

 

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06. Embalagem também é produto

 

Uma embalagem nem sempre se restringe a um rótulo. Muitas vezes, ela é tão complexa quanto um produto feito de plástico. No projeto de embalagem para a ConectCar, por exemplo, ela possuía a função de proteger o produto (um tag, menor que um cartão de crédito) e de instruir o usuário para a correta instalação. Foi um trabalho em que a arquitetura da informação e o desenho da faca tinham que trabalhar em conjunto.

 

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07. O insight vem da observação

 

O processo criativo e o desenvolvimento de um produto envolve muitas camadas. No entanto, o insight para uma solução vem, muitas vezes, da observação de comportamentos do usuário. Dessa forma, um bom design suprirá as necessidades das pessoas que vão interagir com esse produto. Para o projeto da bota ortopédica da Mercur, observamos a experiência de uso de pessoas com lesões para mapear problemas e soluções.

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