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Pontos importantes para design de embalagem

Você sabe o que é importante em um projeto de design de embalagem? Como criar uma embalagem para comunicar bem os benefícios do seu produto e se destacar na gôndola? 

 

A embalagem não serve apenas para deixar um produto mais bonito. Para nós, trabalhar em uma embalagem é tomar uma série de decisões estratégicas em torno de um determinado produto.

 

Aqui, compartilhamos 7 tópicos para você entender mais sobre design de embalagem.

 

01. Entenda o seu produto

Antes de colocar a mão na massa, é importante entender ao máximo sobre o seu produto. Afinal, você precisa descobrir por meio de pesquisas e/ou conversas o que o consumidor está buscando. Você sabe quem ele é, o que ele quer e o que ele valoriza? É importante que você saiba responder a perguntas como:

  • Seu produto é para B2B ou para B2C?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Com o que o seu público se identifica?
  • Onde o produto será comercializado?
  • É importante que o produto possa ser visualizado?
  • Qual é a informação mais importante sobre ele?
  • Qual o diferencial do seu produto?

 

02. Reavalie a necessidade

Antes de tudo, é importante se perguntar: a embalagem é realmente necessária? Independente do substrato, teremos matéria-prima e recursos sendo utilizados. Portanto, é importante avaliar a sua real necessidade. Havendo a necessidade dessa embalagem existir, devemos estudar e viabilizar para que ela tenha o menor impacto ambiental possível. Qual é o material mais adequado? Como minimizar o uso de matéria-prima? 

 

Em um projeto que fizemos recentemente para a Faber-Castell (que ainda não está nas ruas) conseguimos fazer uma redução de papel utilizado, além de não utilizar plástico, uma das exigências do cliente. Você também se questiona sobre isso? Veja mais informações sobre materiais e o que nós estamos deixando para o mundo neste artigo aqui. Além disso, se você se preocupa com a logística reversa, vale a pena conhecer o trabalho da Eureciclo.

 

03. Valorize o conteúdo

Quando desenhamos a embalagem da Grano Square, era muito importante que houvesse uma janela na embalagem para mostrar o produto. Descobrimos que, no caso das granolas, um fator determinante da compra era o consumidor enxergar os ingredientes. Segundo eles, nem sempre o que a embalagem indica é o que se está comprando. Por isso é tão importante entender as pessoas para quem estamos projetando.

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04. Otimize o desenho da faca 

Lembre-se: a embalagem também é um produto. Por exemplo, se uma embalagem em papel cartão faz parte do universo fabril, provavelmente ela será montada por máquinas que possuem restrições técnicas e precisam de agilidade de montagem para dar conta da produção. Portanto, uma faca complexa que requer montagem manual pode se tornar um problema.

 

05. Desenhe ícones

Muitas vezes, o benefício dos produtos não é claro para os consumidores. Por isso, é fundamental comunicar de maneira eficiente as principais características do seu produto. Uma forma de fazer isso é trabalhando a iconografia. Você pode traduzir informações técnicas através de desenhos, tornando a leitura didática, agradável e divertida.

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06. Atente para as normas técnicas

Cada tipo de produto possui uma norma diferente. No caso de embalagens de alimentos, por exemplo, é importante consultar um engenheiro de alimentos para fazer a validação de todas informações. Algumas delas são indispensáveis, como:

  • Informações gerais (CPNJ, cód. de barras, validade)
  • Informações nutricionais
  • Ingredientes alergênicos
  • Indicação da medida caseira. Ex: 50g = 1 xícara

 

07. Use a gôndola a seu favor

Muitas vezes, já temos área reduzida para organizar as informações obrigatórias, o que nos deixa com pouco espaço para criar livremente. Um recurso que pode ser utilizado é criar um desenho através da modulação dos seus produtos, utilizando a quantidade a seu favor. No projeto para a cervejaria Bellavista, desenhamos várias garrafas no exterior do pack de latas. Quando posicionados lado a lado na gôndola, formavam um desenho.

 

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Então, ficou curioso e interessado em saber mais sobre design embalagem? Estamos à disposição para conversar.

Clique neste link para agendar uma conversa com a equipe da Valkiria.

 

 

 

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