dificuldade-processo-criativo-e-ansiedade-

Você está conseguindo responder criativamente?

Dicas que podem te ajudar a se sentir melhor e influenciar no seu processo criativo.

 

Estamos passando por um período estressante e muito desgastante em vários aspectos. A adaptação às novas realidades impostas pela pandemia podem nos tornar mais ansiosos e prejudicar nosso desempenho no trabalho e nas responsabilidades pessoais. Você está sentindo esse impacto?

 

Responder criativamente quando não estamos bem, é muito exigente. Criatividade, Ansiedade e Pandemia. Como encontrar o equilíbrio?

 

Separamos algumas dicas simples que aplicamos na nossa rotina, seja na Valkiria ou em home office, e podem ser muito eficazes para combater o estresse, a ansiedade e a preocupação. As sugestões vieram da equipe da Valkiria e até mesmo de coaches e profissionais da área da saúde.

 

Primeiro passo : identifique o seu sentimento

Certifique-se do que está sentindo. Muitas emoções podem surgir dentro do trabalho, entre elas, o medo e a falta de auto confiança. Entretanto, se o seu sentimento for insegurança, muito provavelmente pode estar atrelado à ansiedade. Há algo no ar que te faz sentir muito diferente e inseguro, com receio de seguir em frente.

 

A seguir, preparamos algumas dicas simples e práticas de se fazer que podem auxiliar no combate às dificuldades da rotina profissional:

 

>> PRATIQUE BOX BREATHING

Os integrantes da Marinha Americana – os Navy Seals – fazem parte de uma das mais altas patentes do exército e são designados para as mais duras missões. Eles adotam um exercício de respiração bem específico para lidarem com situações complexas e estressantes. A técnica é conhecida como Box Breathing. É uma forma de auxiliar você a respirar bem fundo, com tranquilidade.

A técnica consiste em inspirar por 4 segundos, segurar o ar por 4 segundos e depois soltar o ar por 4 segundos novamente. Assim você constrói um ciclo, que vira uma caixa ou um quadrado. É muito fácil de usar e bem eficiente para situações difíceis.

ansiedadde - proccesso crativo

Fonte: calmwithyoga.com

 

>> ESCREVA SEUS SENTIMENTOS

Tente olhar para a situação por um ângulo mais objetivo. Anotar as suas emoções em um pedaço de papel pode ser muito útil. Dessa forma, é possível enxergar o problema de outra maneira e entender o que pode ser feito para diminuir essas sensações. Se pergunte:

O que eu sinto?
Como definiria esse sentimento?
O que eu temo mudar?
O que eu poderia fazer para me sentir melhor?

 

>> CONVERSE E COMPARTILHE

Existe um colega de trabalho ou amigo de confiança que você poderia conversar? Conte e desabafe um pouco dos seus problemas para ele ou ela. Certamente, vai te ajudar a tirar um peso grande. Quem gosta de você de verdade, certamente vai te ouvir e trazer boas sugestões para te ajudar.

 

>> TRABALHE COM MÚSICA

Muitas pessoas duvidam dessa dica, mas ela faz muita diferença. Trabalhar acompanhado de uma boa playlist tem seu valor. Além de te ajudar a focar no trabalho e na concentração, a música pode ser uma boa forma de relaxar e desprender de sentimentos ruins. Priorize gêneros musicais como o jazz, música clássica ou surf music. No nosso spotify, temos algumas boas listas para você mudar o estímulo.

 

>> MOVA-SE

A prática de qualquer tipo de atividade física é uma grande válvula de escape do stress. Escolha uma que você mais se identifique e pratique regularmente. Pelo menos 2x ou 3x na semana. Pode ser um momento rápido, mas muito eficiente para liberar as toxinas que a rotina às vezes carrega. P.s: O isolamento social nos ensinou várias formas simples e baratas para não ficarmos parados. Aproveite!

 

>> MUDE O FOCO DA SUA ATENÇÃO

A rotina de trabalho pode ser muito repetitiva. É normal nos sentirmos mais trancados e acharmos que não estamos rendendo o esperado. Fique tranquilo! Dias assim são normais para qualquer pessoa. Se você estiver se sentindo dessa forma, tente mudar um pouco o tópico, leia sobre um assunto que lhe interesse, procure outras informações, faça algo novo. Um bom tempo “perdido” traz muitos ganhos logo ali na frente.

 

>> RESPEITE OS SEUS SENTIMENTOS

Ansiedade, pressão, medo, desconfiança são sentimentos comuns para quem trabalha muito. Ninguém é intransponível e todos nós temos os seus próprios limites. Conheça o seu e busque se tranquilizar. Esses sentimentos fazem parte da vida e da rotina de qualquer um, é importante ter consciência sobre isso e aceitar que eventualmente nos sentiremos assim. Um passo importante para vencer as emoções negativas, é aceitar que elas irão acontecer. O relevante é o que se faz com isso depois.

 

Gostou das nossas dicas? Já faz alguma delas?

Não deixe de comentar e dividir com a gente as suas experiências.

Ah e se tiver alguma outra sugestão, por favor nos conta também!

 

Se você gostaria de entender mais sobre os bloqueios que nos impedem de criar, clique neste link para aprender mais sobre esse assunto.

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms