fbpx
Covid-19-reflexoes-nova-era

Covid-19 : Reflexões sobre o novo normal

Como será a nova era?

 

Com toda a situação da pandemia que estamos vivendo, uma pergunta muito frequente nos dias de hoje é: quando as coisas vão voltar ao “normal”? E como será depois? 

 

Nossa opinião é que nós atravessaremos essa pandemia, no entanto, quando tudo terminar, o mundo não voltará a ser como era antes. Acreditamos nessa ideia e entendemos que não podemos lutar contra isso.

 

Percebemos que a situação do Covid 19 pode acelerar algumas tendências, além de ocasionar diversas mudanças no funcionamento das nossas vidas. Por isso, trouxemos aqui algumas reflexões sobre como pode ser essa nova era.

 

Vamos ver como o depois pode ser diferente? 

 

 > EVOLUÇÃO DIGITAL

O trabalho remoto já era uma realidade, mas para uma minoria. Com o avanço da pandemia, muitas pessoas que nunca haviam trabalhado de casa experimentam essa nova modalidade. Empresas e profissões mais conservadoras mudam o formato de trabalho, algo que pode se tornar permanente em um futuro próximo para mais pessoas. Ser digital virou obrigatório. Quem não tinha site/e-commerce/ redes sociais precisou acelerar esse movimento, que tende a aumentar daqui pra frente.

 

Questionamentos >

Com mais pessoas podendo trabalhar e estudar de casa (e de qualquer lugar), será que ainda existirá a hora do rush, cidades lotadas, aluguéis exorbitantes? Veremos jornadas de trabalho mais flexíveis? Como será o retorno das lojas físicas frente ao e-commerce?  

 

 > VIDA SIMPLES

Em tempos de crise, mudamos o consumo diante das incertezas. Muitas pessoas perderam seus empregos ou reduziram a sua renda. O consumo passa ser direcionado ao que é estritamente necessário. Paramos de viajar, jantar fora, ir a shows e festas, sair de carro a todo momento. Iniciamos uma jornada (forçada) de volta à simplicidade: estar junto da família, cozinhar a própria comida, consumir menos por impulso, brincar, reaproveitar o que já temos, observar a natureza e valorizar o produtor local. Veremos um retorno com escolhas mais calmas e conscientes? O consumo exagerado dará espaço ao consumo consciente.

 

Questionamentos >

E se alguns desses hábitos forem incorporados ao fim da crise, que impacto teríamos nos tipos de negócios que crescem a todo ano? Precisamos de tanto para viver? Como será o consumo depois? Quais serão nossas novas prioridades?

 

 > VIAGEM

Todos fomos impactados das mais diversas formas por essa pandemia. No entanto, a indústria do turismo e hotelaria é uma das mais fragilizadas. Passada a crise, ao invés de fazer uma longa viagem até a Ásia, talvez seja mais viável explorar as belezas do próprio país, ou dos nossos vizinhos mais próximos. Uma possível onda de viagens conscientes, apreciando cada momento ao invés de ser guiada pela pressa para chegar e conhecer vários novos destinos?

 

Questionamentos >

Será que viajaremos da mesma maneira, com a mesma facilidade, para qualquer parte do mundo? Os destinos de viagem serão os mesmos?

 

 > COLABORAÇÃO

Open Source Solution são soluções geradas de maneira colaborativa, podendo ser utilizadas e modificadas por qualquer um, para resolver diferentes tipos de problemas. Esse nome foi inspirado no termo open-source softwares*. Hoje, o Coronavírus é um problema urgente, compartilhado por todos nós. Ele nos ajuda a lembrar que as melhores soluções são co-criadas entre diferentes organizações, profissões, governos e até mesmo países. No futuro, veremos uma era mais colaborativa.

 

Questionamentos >

Teremos concorrentes se juntando para buscar soluções que beneficiem a humanidade como um todo, em detrimento de maiores lucros e individualismo?

 

 > MEIO-AMBIENTE

Muitas atividades foram congeladas durante esse período de pandemia. Com isso, demos um respiro para a natureza, e conseguimos ver claramente o impacto que as nossas vidas diárias e aceleradas causam no funcionamento do nosso planeta. Com a queda da poluição, a qualidade do ar está melhorando e animais estão circulando livremente. É o caminho para a conscientização ambiental e do impacto do nosso consumo.

 

Questionamentos >

Você está ciente do impacto ambiental que você e o seu negócio causam no planeta? É possível fazer escolhas diferentes?

 

 > PROPÓSITO DE VIDA

Passando muito tempo em casa, as pessoas estão mais reflexivas. E em um cenário em que devemos agradecer e valorizar estar vivo e com saúde, os questionamentos sobre propósito de vida devem surgir. No que estou investindo o meu tempo e a minha energia? Que sonhos eu quero realizar quando essa crise terminar? Para onde estou indo? O que me faz feliz? A busca por propósito virá naturalmente.

 

Questionamentos >

Você tem clareza sobre o seu propósito? Você sabe como quer levar a sua vida? Você sabe o propósito

 

 > RELACIONAMENTO COM AS MARCAS

A reflexão que as pessoas estão fazendo também envolve as marcas e as suas ações. Muitas empresas estão tendo belas atitudes, mas outras chegam a envergonhar. Transparência e convergência de valores são pontos importantes e que motivarão as escolhas futuras. A relação das pessoas com as marcas passará por grandes transformações.

 

Questionamentos >

Você percebe uma identificação com diferentes tipos de marcas? Que marcas deixam de fazer parte das suas escolhas? Quais marcas te surpreenderam positivamente e quais você acredita que deixarão de existir?

 

 

 

 

design-blog-valkiria-marieta-simch