
Como ser mais eficiente nas vendas
Você está sendo eficiente quando o assunto é vender o seu trabalho? Separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar o seu processo comercial.
Design também tem a ver com negócios, relações, comunicação. E, para viver de design, precisamos ativar o vendedor que existe dentro de nós. Ressignifique o papel de como ser um bom vendedor para valorizar as suas criações.
Separamos algumas dicas para criar uma base comercial mais sólida, e facilitar a sua vida à cada busca por novos clientes.
Se liga!
Tenha um processo
Pense em um passo a passo para as suas vendas, como se fosse um funil. O que acontece em casa fase? Que atividades precisam ser desenvolvidas em cada etapa? O que você precisa ter em mãos para facilitar o seu trabalho na hora de vender?
Defina como será o seu processo de vendas, teste e aprimore. As etapas precisam fazer sentido para a sua realidade.
Escolha um CRM
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou a Gestão de Relacionamento com o Cliente. A função do CRM é criar um banco de dados com todas as interações que você tem com seus prospects e clientes.
Essa ferramenta vai te ajudar a ter mais clareza do processo comercial, dos próximos passos e do histórico de cada venda. Já pensou no esforço para lembrar de todas as conversas que você teve com as oportunidades e atividades que deve realizar no futuro?
Crie seus materiais de apoio à venda
Defina seu script de ligação de prospeção, elabore modelos de e-mail para cada fase do seu processo de vendas, estabeleça as perguntas norteadoras para uma negociação e coloque tudo à prova na conquista de um novo cliente. A cada nova interação com as pessoas, você poderá descobrir oportunidades de melhoria.
E se você é do tipo ‘eugência’, que é responsável pela criação e todas as outras coisas que vão além, ter isso é fundamental para otimizar o seu tempo e facilitar o seu trabalho.
Tenha um template para a sua proposta comercial
Propostas comerciais são ferramentas de vendas. É nosso trabalho personaliza-las para abordar cada prospect de forma exclusiva. Isso não significa que você irá usar um modelo de proposta diferente para cada prospect.
Seja inteligente, utilize um template padrão e substitua somente o que for necessário. Lembre-se que a proposta perfeita é aquela que converte prospects em clientes, sem que você tenha que abrir mão dos seus princípios e ideais.
Faça versões de portfólio
Assim como as propostas comerciais e os materiais de apoio à venda, também é útil para designers ter várias versões de portfólio. Nem sempre fazemos o mesmo tipo de trabalho, e dependendo do prospect, faz mais sentido mostrar um tipo específico de trabalho. Temos um conteúdo no blog dedicado ao portfólio. Você pode acessá-lo aqui.
Exemplo: Você pode ter uma versão de portfólio focado em lettering, outro em ilustração, outro em capas de livros, e assim por diante.
Consuma conteúdo de vendas
Invista uma porção do seu tempo consumindo conteúdos de vendas para aprender com quem domina o assunto, e criar a sua própria estratégia comercial.
A seguir, algumas empresas que produzem conteúdo de qualidade e gratuito sobre esse assunto:
:: Predictable Revenue
:: Pipedrive
:: Moskit
:: Growth Machine
:: DNA de Vendas
Sempre respeite o processo comercial
Assim que você definir a sua estratégia e o seu passo a passo para conquistar novos clientes, siga esse processo. Evite pular etapas ou fazer de um jeito diferente a cada nova prospecção.
Ao respeitar o processo comercial, você conseguirá mensurar melhor os seus resultados e ter ciência de onde há oportunidades de aprimora-lo.
Boas vendas!
E aí? Curtiu esse conteúdo sobre como ser mais eficiente nas vendas? Espero que ele possa te ajudar na hora de vender e a valorizar o seu trabalho! Você também pode se interessar pelo nosso post Como se valorizar para cobrar melhor. Leia-o aqui.
Quer saber mais?
Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!