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Como se valorizar para cobrar melhor?

 

Elaborar uma proposta comercial é um desafio em qualquer profissão. No design, não seria diferente. Nesse post, separamos 7 pontos importantes para você abordar na sua proposta, que vão valorizar o seu trabalho e te permitir cobrar mais pelo seu serviço.

 

A proposta vencedora é aquela que converte a pessoa ou empresa interessada em contratar o seu serviço em um cliente, sem que você tenha que abrir mão dos seus princípios e ideais.

 

Ao longo dos anos, aprimoramos esse importante ponto de contato e encontramos um jeito de apresentar uma proposta comercial que valoriza o nosso trabalho e a nossa oferta, aumentando as chances de fechamento.

 

Siga essas dicas para que isso aconteça!

 

 

#1 Sobre nós

 

Explique para o seu prospect* de forma Clara e objetiva o que você é e o que você faz.

 

EX: a Valkiria é um estúdio de design que trabalha de forma imersiva, dedicada e artesanal para quem deseja inovar. Nós criamos valor para as pessoas e diferenciais competitivos para as empresas.

 

Se você entender que é relevante, mostre para quem você já trabalhou. Essa é uma boa forma de dar credibilidade ao seu trabalho e mostrar ao prospect que ele não está sozinho.

*prospect = pessoa ou empresa que deseja contratar o seu serviço

 

 

#2 Serviços

 

Descreva os serviços que você oferece e dê uma estimativa de preço para suas entregas principais. Assim, o seu prospect saberá tudo o que você ou a sua empresa pode fazer por ele.

 

EX: a Valkiria oferece entregas de estratégia, design de marca, design de produto e design de embalagem.

 

Dependendo do porte do prospect, sua proposta comercial poderá circular por diversas pessoas, que podem estar precisando de algo que você tem expertise. Portanto, seja sincero e inclua aquilo que você pode entregar.

 

 

#3 Reconhecimentos

 

Se você já conquistou algum prêmio de design é importante que o seu prospect saiba. Sem dúvida, isso traz uma chancela de qualidade e valor ao seu trabalho.

 

EX: ao longo de 8 anos, a Valkiria recebeu o reconhecimento de concursos que chancelam a excelência do design no Brasil e no exterior como, por ex., Brasil Design Award, Latin American Design Award e IF Design Award.

 

Mas, não há nada mais relevante para o seu prospect que o testemunho de quem já contratou o seu serviço. Ele serve como prova, trazendo segurança para ele investir em você. Por isso, faça sempre um trabalho com excelência e peça um feedback quando o projeto concluir.

 

 

#4 Processo

 

Existem muitos jeitos de utilizar o design para criar valor. Por isso, é importante que o seu prospect saiba como você costuma trabalhar e de quem irá auxiliá-lo a inovar.

 

EX: a Valkiria utiliza a Metodologia VLK, que é dividida em 6 fases com diferentes atividades, ferramentas e timing para qualquer tipo de projeto que estivermos criando. Ela preza pela colaboração com o cliente e tem a premissa do 2PCA (processo, profundidade, consistência e adequação) para atingir os melhores resultados.

 

Trazer essas informações na proposta comercial são fundamentais para alinhar as expectativas do prospect e facilitar o desenvolvimento do projeto quando ele der o aceite.

 

 

#5 Equipe

 

Apresente brevemente na proposta as pessoas que fazem parte da sua empresa ou as que estarão envolvidas no projeto.

 

EX: a Valkiria acredita que ninguém inova sozinho; por isso, incluímos em nossas propostas todas as pessoas que fazem parte do estúdio, sejam elas pertencentes ao core ou parceiros que chamamos de inteligências associadas agregadas a determinados projetos.

 

O fato do seu prospect saber que há um time pensando junto para alcançar os objetivos do negócio dele confere mais valor e confiança ao trabalho. Se você estiver sozinho, capriche na sua bio, destacando suas paixões, expertises e experiências.

 

 

#6 Cases

 

Traga em sua proposta comercial exemplos de projetos de escopo similar ao que o seu prospect necessita. Isso trará credibilidade ao seu trabalho, demonstrando que você tem repertório e experiência. Além disso, pode dar aquela segurança extra para ele investir em você ao saber que ele não é o único a contratar esse serviço da sua empresa.

 

EX: nas propostas da Valkiria compartilhamos, no mínimo, 3 cases de projetos já entregues. Cada case tem a sua capa com uma imagem e a descrição do cliente, o desafio e o briefing de projeto, e a descrição das entregas realizadas, além de mais algumas imagens e textos que explicam o que e como fizemos e, principalmente, os resultados alcançados.

 

 

#7 Escopo & Investimento

 

Descreva em sua proposta, de forma clara e para leigos, o que o seu prospect está contratando. Fale dos objetivos, do processo e das ferramentas, do tempo de desenvolvimento e o que ele irá receber no final.

 

EX: em nossas propostas, temos textos explicativos e imagens ilustrativas para descrever tudo o que faremos e entregaremos. Desse jeito, deixamos claro que é um logo, o que é um template de apresentação, o que é uma estratégia de marca, por exemplo.

 

Apresente os preços como um investimento, se possível, em pacotes com níveis de abrangência distintos para que seu prospect tenha alternativas e não busque a concorrência. E lembre-se, o que está combinado não sai caro.

 

 

 

E aí? Curtiu esse conteúdo? Espero que ele possa te ajudar a elaborar suas propostas comerciais e a valorizar o seu trabalho e cobrar melhor! Você também pode se interessar pelo nosso post com 5 dicas de negociação. Leia-o aqui.

 

 

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