fbpx

Você quer ter um portfólio melhor?

 

Está com dúvida sobre o seu portfolio? Não sabe quantos projetos colocar, que informações destacar? Então se liga nessas dicas para montar o melhor portfolio possível!

 

 

#1 Faça você mesmo

 

Primeira dica e mais importante: faça você mesmo. Evite contratar alguém para fazer esse trabalho.

 

Não existe ninguém melhor do que você mesmo para destacar a força do seu trabalho e demonstrar o profissional que você é. Se falta tempo e vontade, algo está errado. Trabalhar no seu próprio portfolio é um investimento que com certeza trará bons retornos.

 

 

#2 Selecione os projetos que você mais gosta

 

Faça uma curadoria de todos os seus projetos. Pré-selecione aqueles trabalhos que têm mais significado para você. Escolha de 3 a 5 projetos para trabalhar nos cases.

 

Quais resultados te deixaram mais orgulhoso?
Que projeto tem uma história legal para contar?
Qual foi o projeto mais desafiador e por quê?

 

 

#3 Pense nos trabalhos que você quer atrair

 

Com que tipo de trabalho você deseja se envolver no futuro?

 

Se você trabalha com design gráfico mas não tem a intenção de focar em desenvolvimento de marcas, então não coloque esses projetos no seu portfólio, por melhores que eles sejam. Dê destaque para o tipo de projeto que você quer atrair.

 

 

#4 Inclua um projeto pessoal

 

Nem sempre temos a oportunidade de trabalhar com projetos que se conectem com nossos valores. Assim, ao incluir um projeto pessoal, você consegue comunicar seus interesses pessoais e paixões.

Além disso, será um exemplo de projeto executado por você do início ao fim. Em trabalhos de criação feitos em time, pode ser difícil de descrever qual foi sua contribuição específica.

 

 

#5 Forneça as informações dos projetos

 

Inclua informações básicas do projeto, como: para quem foi desenvolvido, quem se envolveu, quem fez o que, quais foram os resultados atingidos.

 

informacoes-dos-projetos

 

 

#6 Trabalhe no estudo de caso

 

Ao invés de apenas destacar o render de um produto, que tal mostrar a evolução da modelagem? Ou ao invés de procurar o mockup perfeito para apresentar aquela marca, por que não valorizar os sketches que você fez antes de chegar na versão final?

 

Selecione dois projetos para se aprofundar nos bastidores e mostrar que você domina os processos.

 

 

#7 Conte sobre você

 

Inclua uma página contando sobre você e a sua trajetória. Não desperdice essa página simplesmente “jogando” o seu currículo. Essa pode ser uma das páginas mais importantes do seu portfolio!

 

Aproveite ela para mostrar a sua personalidade e o que você tem de único e especial. Lembre-se de incluir uma foto sua!

 

 

> Dicas finais

 

Alguns pontos para você ficar atento!

 

: : Use imagens com boa resolução;

: : Pegue leve nos textos descritivos;

: : Reduza o tamanho do arquivo final;

: : Coloque links das suas redes (Behance, LinkedIn);

: : Inclua infos de contato (telefone e e-mail);

: : Arrase! ✌🏽

 

 

 

E aí? Curtiu essas dicas de como montar o melhor portfólio possível? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa ajudar você e sua empresa a crescer. Você também pode gostar do nosso post com 7 Dicas para apresentação de projetos. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp