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O que é Branding?

 

Apesar de ser um termo usual e muito presente no universo corporativo, podemos encontrar diversas compreensões e definições em relação ao que é branding. Que tal estudarmos mais sobre isso?

 

 

Assim como o termo design, branding é uma palavra importada do inglês. Em sua estrutura, temos brand, que significa marca, acrescida do gerúndio ing, que traz a ideia de ação e movimento.

 

Em uma tradução literal e até inusitada para o português, teríamos as palavras marcação ou marcando.

 

Mas, então qual será o significado de branding?

 

 

Branding não é o mesmo que Marca

 

A afirmação acima pode ser um tanto polêmica, mas a partir de um estudo apurado nesse universo, olhando referências nacionais e internacionais no assunto buscamos algumas conclusões.

 

O Branding é criação de valor, de vantagens estratégicas em diferentes níveis. Portanto, ele é maior do que a Marca.

 

Um logo ou logotipo não é a marca e muito menos o branding. Ele é um símbolo para uma marca.

 

 

 

 

Propósito, cultura, produtos, serviços, proposta de valor, entre outros, são alguns componentes que surgem no universo da marca. Eles fazem parte de uma estratégia, a estratégia de marca, que ainda não é o branding.

 

 

 

 

Branding & Reputação

 

Se tem um conceito que se aproxima muito do que podemos entender por branding é a reputação.

 

É muito parecido com uma reputação pessoal; contudo, uma reputação empresarial requer o esforço coordenado de muitas pessoas com diferentes visões e habilidades.

 

É preciso construí-la, modela-la e protegê-la para que seja criado valor para as pessoas e vantagens competitivas para os negócios.

 

 

> Ana Couto

 

Para uma das referência no assunto no Brasil, o branding é a construção de valor intangível, a partir do alinhamento das estratégias de Negócio, Marca e Comunicação.

 

Branding é o que ajuda as marcas a se posicionarem no mercado de forma relevante para as pessoas, diferenciada em relação à concorrência, gerando mais resultado para a empresa.

 

Ele é a estratégia que cria a narrativa e a experiência única em todos os pontos de contato.

 

 

> Marty Neumeier

 

Para Neumeier, autor de livros como Brand Gap, A empresa orientada pelo Design e Brand Flip, branding é o que cria a vantagem estratégica mais poderosa para uma empresa: a fidelidade do cliente.

 

Esse efeito pode impulsionar o sucesso por décadas. Afinal, sua marca não é o que você diz. É o que os outros dizem a respeito.

 

 

 

E aí? Curtiu esse conteúdo? Espero que ele possa te ajudar! Você também pode se interessar pelo nosso post sobre propósito de marca. Leia-o aqui.

 

 

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