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8 Tipos de clientes e como lidar com eles

 

As pessoas possuem diferentes personalidades, gostos e maneiras de se comunicar. Como você lida com essas diferenças quando falamos de clientes? Trouxemos 8 tipos de clientes e técnicas para lidar com eles. Se liga!

 

 

✴︎ O visionário

 

Aquela pessoa com grandes ideias e (muitas) expectativas em torno do trabalho criativo. Ele ou ela pensa grande, independente do orçamento e tempo disponíveis.

 

👉 Como lidar: Entenda as restrições, prazo e orçamento para o projeto em questão. Valide as ideias do cliente, mas coloque em perspectiva o tempo e as habilidades necessárias para executá-las. Também vale explicar o seu processo, e mostrar algum trabalho semelhante que você fez no passado para trazê-lo para a realidade.

 

 

✴︎ O mão-de-vaca

 

O cliente “mão-de-vaca” quer pagar o menor valor possível por um serviço. Se conseguir alguma coisa de graça, melhor ainda. Costuma pedir por “amostras” ou define ele mesmo o valor do seu trabalho.

 

👉 Como lidar: Primeiro, evite ao máximo trabalhar com pessoas que não valorizam o seu ofício. Se isso não for possível, dedique um tempo para explicar o caráter único de cada trabalho – cada projeto engloba complexidades e habilidades diferentes, resultando em variação de valores.

 

 

✴︎ O super crítico

 

É uma pessoa difícil de agradar. Vê algum empecilho em todas as soluções propostas, e tem dificuldade em dar feedbacks construtivos.

 

👉 Como lidar: Construa um belo material de briefing junto com o (a) cliente, buscando entender ao máximo o resultado esperado. Inclua essa pessoa ao longo do processo de criação: faça com que ele/ela se sinta parte das decisões, evitando críticas vazias.

 

 

✴︎ O desorganizado

 

Sabe aquela pessoa que envia vários e-mails com arquivos, que conversa com você em todos os meios de comunicação e que perde os materiais que você envia? Esse é o (a) cliente desorganizado(a)!

 

👉 Como lidar: Antes de iniciar o projeto, peça para a pessoa reunir todos os materiais e te enviar de uma só vez. Escolha um canal de comunicação para trocar com ele (a), e marque reuniões de feedbacks para conversar sobre o projeto, para evitar chuva de mensagens e solicitações.

 

 

✴︎ O inadimplente

 

Esse tipo de cliente é aquele que esquece ou atrasa o pagamento. Você precisa constantemente lembrá-lo sobre datas e depósitos perdidos.

 

👉 Como lidar: Cobre uma porcentagem do valor total no início do projeto. Combine as datas para entregas e pagamentos. Faça um contrato para proteger ambas partes. E o mais importante: nunca desista de cobrar por um trabalho que você já executou.

 

 

✴︎ O ansioso

 

Demanda a sua atenção constantemente, e quer as entregas “para ontem”. Tudo é urgente e prioritário. Costuma te deixar ansioso (a) ao longo do projeto.

 

👉 Como lidar: Crie um cronograma de projeto que seja bom para os dois lados. Descubra se a urgência é um caso real ou apenas ansiedade de ver o resultado. Tranquilize o cliente explicando o seu processo, e confirmando os prazos de entrega.

 

 

✴︎ O sumido

 

O cliente do tipo “sumido” demora vários dias para dar retorno. Geralmente desaparecem quando você solicita feedback ou alguma informação extra.

 

👉 Como lidar: Estabeleça desde o início, por escrito, um cronograma. Inclua as reuniões de feedback e prazo para retornos da parte do cliente, por exemplo. Deixe claro que a pontualidade da entrega também depende da agilidade dele(a) nos feedbacks.

 

 

✴︎ O indeciso

 

Aquela pessoa que tem muita dificuldade para tomar uma decisão. Muitas vezes acaba envolvendo terceiros nas decisões do projeto, ou pedindo muitas alterações.

 

👉 Como lidar: Conheça desde o início todas as pessoas envolvidas no projeto, e procure deixar claro quem participa e aprova o projeto ou suas etapas. Aprove o projeto por etapas. Estabeleça um limite de alterações para não perder o controle.

 

 

E aí? Curtiu saber como lidar com esses diversos tipos de clientes? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te ajudar! Você também pode gostar do nosso post Como ser mais eficientes nas vedas. Leia aqui.

 

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