fbpx

8 Segredos para você usar no Illustrator

 

Você está por dentro de todos segredos do Illustrator? Selecionamos alguns dos nossos atalhos e plugins favoritos para turbinar suas habilidades gráficas. Se liga!

 

 

É sempre bom conhecer atalhos e ferramentas que estão a nossa disposição, mas nem sempre lembramos de utilizar. Além disso, também temos acesso a uma série de plugins para adicionar funcionalidades extras ao programa.

 

Todos os plugins que selecionamos são gratuitos, obtidos dentro da plataforma Creative Cloud. Basta acessar o aplicativo, e entrar na aba Marketplace. Cada um deles apresentará as instruções para instalação e também onde encontrá-lo dentro do software.

 

Segue o fio!

 

 

ATALHO

Combinar formas

Um excelente atalho para recortar formas. Basta selecionar os objetos que você quer modificar, e apertar Shift+M.

Por padrão, a ferramenta está em modo de fusão, onde você pode combinar diferentes formas ao arrastar o cursor, ou dividi-las ao clicar em cada uma individualmente. Se quiser subtrair, pressionada a tecla Option/Alt.

 

 

PLUGIN

Criar formas isométricas

Está passando trabalho para criar uma imagem tridimensional no Illustrator? O plugin Isometric Transformations (João Paulo Faraco) faz isso rapidinho. Basta desenhar a três vistas (topo e lados) e acionar a action do plugin para juntá-las para você em uma vista isométrica.

 

 

ATALHO

Verificar ortografia

Você sabia que é possível verificar a ortografia de um texto dentro do Illustrator? Para fazer aquele pente fino nos seus materiais, vá em:

Edit > Spelling > Automatic Check Spelling

Ou acione o atalho Cmd/Ctrl + I para fazer a correção manualmente. Lembre de indicar o idioma do texto na aba de Caractere.

 

 

ATALHO

Copiar apenas a cor de um elemento

Quando utilizamos a ferramenta Eyedropper (I) para copiar a cor de um elemento e utilizar em outro, por padrão ela copia todos os parâmetros: cores, contornos, fonte, tamanho. No entanto, se a única coisa que você quer copiar de um texto ou objeto é a cor, utilize a ferramenta Eyedropper e mantenha a tecla shift selecionada.

 

 

FUNCIONALIDADE

Gerar pacote de arquivos

Essa é uma funcionalidade muito conhecida do irmão InDesign, mas ela também existe no Illustrator. Quem nunca recebeu ou enviou um arquivo sem as imagens incorporadas? Com o package, nunca mais! Ele exporta todas imagens e fontes em um pacote único de arquivos. Basta acessar File > Package.

 

 

FERRAMENTA

Gerar uma paleta de cores

Para gerar uma paleta de cores dentro do Illustrator, use a Blend Tool (W). Crie dois quadrados de cores diferentes e um espaço entre eles. Acione a ferramenta, clique no canto inferior direito do primeiro quadrado, depois, no do segundo. A ferramenta vai gerar a gama de cores que existe entre elas. Você pode especificar o número de cores.

 

 

E aí? Curtiu saber descobrir esses segredos do Illustrator? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te ajudar! Você também pode gostar do nosso post com 8 Cool Tools: Ferramentas para Designers. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp