fbpx

8 Perguntas chave para iniciar projetos

 

Começo de ano, novos desafios. Você está preparado para arrasar na comunicação com o cliente? Separamos 8 perguntas chave para você fazer antes de iniciar qualquer projeto. Se liga!

 

1. Escopo do trabalho

Fechar trabalhos com escopo muito aberto pode se transformar em um grande problema. Sem uma definição clara do que precisa ser executado e entregue ao final do processo, você pode acabar trabalhando em dobro.

Pergunte:
Que problema você quer resolver?
Qual é o entregável esperado ao final do projeto?

 

 

2. Orçamento

Falar sobre dinheiro desde o início também pode te poupar dores de cabeça. Antes de lançar o orçamento, busque entenda se há uma verba prevista e se existe possibilidade de negociar.

Pergunte:
Quanto você está disposto a investir?

 

 

3. Prazo

É frequente aparecerem projetos com data de entrega “para ontem”. Evite se submeter a prazos impossíveis, mas se você quer muito fechar este trabalho ou possui disponibilidade imediata, adicione uma taxa a mais pela urgência.

Dica:
Inclua no seu orçamento uma “taxa de urgência”, na qual você pode cobrar uma porcentagem que seja adequada à urgência x quantidade de trabalho.

 

 

4. Métrica de sucesso

Entenda qual o objetivo final do seu cliente. O que ele deseja obter ao final do processo? Na visão dele (a), qual seria a métrica de sucesso para este projeto?

Pergunte:
Quais são as suas expectativas?
O que faria deste projeto excelente?

 

 

5. Entendimento de design

Trabalhar com alguém que já teve experiências anteriores com designers faz toda a diferença. Se você trabalhar com alguém que nunca contratou um designer antes, talvez você precise investir mais tempo explicando alguns conceitos.

Pergunte:
Qual é o seu entendimento de design?
Você já contratou o trabalho de designers antes?

 

 

6. Sobre a empresa

Faça perguntas sobre o negócio do seu cliente. Entenda quais são os pontos fortes, que podem ser usados como recurso de criação. Entenda os valores, o propósito dele existir. Isso vai facilitar a tomada de decisões lá na frente.

Pergunte:
Qual é a sua missão?
Quais são as forças e fraquezas do seu negócio?

 

 

7. Referências

Como designers, somos altamente visuais. Para isso, pode ajudar colher alguns materiais de referência do seu cliente para entender o que ele está buscando. Além de muita conversa, algumas imagens podem ajudar a abrir caminhos de criação.

Pergunte:
Você possui algum exemplo de projeto que você curta o estilo e o design?

 

 

8. Meio de comunicação

Essa é uma das perguntas mais importantes a se fazer desde o início. Combine uma forma de centralizar a comunicação, para evitar interrupções enquanto você trabalha, e também deixar o seu cliente tranquilo.

Pergunte:
Como você prefere se comunicar?
Vamos definir um meio de comunicação oficial?

 

 

E aí? Curtiu essas 8 perguntas chave para iniciar projetos? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te inspirar e ajudar! Você também pode gostar do nosso post Criando um repertório de design infalível. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp