fbpx

7 Livros para desbloquear a Criatividade

 

Você está se sentindo travado e com dificuldade na criação? Separamos algumas dicas de livros que podem ajudar no seu processo criativo. Elas são bem variadas. Se liga!

 

 

O processo criativo é mais sobre o caminho e as transformações, do que sobre o resultado final. Não existe fórmula mágica. O único jeito de criar mais e melhor é através da prática.

 

Mesmo sabendo disso, travou?

 

Dê um refresh nas referências, ou adote algumas dicas dessas leituras!

 

 

#1 How to be an Explorer of the World

Keri Smith  |  Em inglês

Clique aqui para comprar

 

Um livro para tirar você da frente das telas e te fazer prestar atenção no universo a sua volta. Mesmo que seja a sala da sua casa. Aprenda a achar tudo mais interessante, a alterar o percurso e utilizar todos os seus sentidos. Criatividade é sobre explorar.

 

 

#2 Leonardo Da Vinci

Walter Isaacson  |  Em português

Clique aqui para comprar

 

A biografia da mente mais prolífica que já existiu revela os bastidores de um bom processo criativo. Spoiler: praticar, praticar e praticar. DaVinci trabalhava incansavelmente, o que transparece em toda a sua obra. Para quebrar de vez o mito do “gênio criativo”.

 

 

#3 O Caminho do Artista

Julia Cameron  |  Em português

Clique aqui para comprar

 

Para quem quer se comprometer (de verdade) a rasgatar a criatividade. O livro traz um programa prático de doze semanas que envolve muita escrita (mas não é só para escritores). Coloca você no estado de espírito certo para estar aberto, deixar fluir, criar e confiar.

 

 

#4 Daily Rituals

Mason Currey  |  Em inglês

Clique aqui para comprar

 

Esse livro contém várias biografias de forma bem resumida, para quem gosta de leituras mais rápidas. O autor pesquisou as rotinas diárias de artistas, escritores, inventores. E muitas fogem do senso comum do que faz um bom processo criativo.

 

 

#5 Daily Rituals: Women at Work

Mason Currey  |  Em inglês

Clique aqui para comprar

 

A mesma premissa do livro anterior, focado nas rotinas de mulheres! O autor percebeu que contemplou poucas mulheres na primeira versão e lançou uma sequência. Contém rotinas de nomes como Nina Simone, Frida Kahlo, Susan Sontag, Marie Curie, Anna Pavlova, Virginia Woolf.

 

 

#6 Noites Tropicais

Nelson Motta  |  Em português

Clique aqui para comprar

 

Nelson Motta acompanhou de camarote os bastidores da música brasileira nas décadas de 60 em diante. Ele tem muita história para contar por trás dos grandes nomes e composições da MPB. O processo criativo da música pode iluminar os seus insights, ou fornecer uma boa trilha sonora para criar.

 

 

#7 Frida: A Biografia

Hayden Herrera |  Em português

Clique aqui para comprar

 

O que eu gosto sobre ler biografias é de entrar na história de outra pessoa. “Eu pinto a minha própria realidade”, disse a famosa artista mexicana. Leia esta biografia para entender, no caso dos artistas (e também designers?), do quanto imprimir a nossa identidade nas criações pode ser revolucionário.

 

 

E aí? Curtiu essas 7 dicas de livros? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te inspirar! Você também pode gostar do nosso post com 8 Logos icônicos para se inspirar. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-bruna-dipp