fbpx

5 segredos para quem quer crescer no design

 

Se você deseja multiplicar os seus resultados e crescer no design será preciso aumentar o seu preço. E vender o seu serviço para empresas cada vez maiores pode ser um bom caminho para chegar lá. Se liga nessas dicas de abordagem comercial para vendas B2B!

 

Quando falamos de venda direta de produtos e serviços de empresa para empresa (conhecida pela sigla B2B), existem algumas abordagens que você pode adotar.

 

Nesse post, separamos as 3 principais que utilizamos aqui na Valkiria, juntamente com o nosso checklist básico de qualificação de oportunidades. Segue o fio!

 

 

3 Abordagens de venda para empresas (B2B):

 

 

#1 Outbound

Prospecção Ativa

É quando você busca ativamente por clientes, batendo na porta das oportunidades que você julga ideal para o seu negócio, criando valor e oferecendo o seu serviço.

 

CHECKLIST OUTBOUND:
• Estou diante de um PICH? (Perfil Ideal de Cliente Hoje)
• Tem capacidade de investimento?
• Tem potencial de usar o nosso serviço e ter sucesso?
• Tem potencial de crescimento e expansão?
• Já teve experiência prévia com design?
• Tem setor interno de marketing / P&D / Engenharia?
• As lideranças são acessíveis?

 

 

#2 Inbound

Demanda reativa

São as oportunidades que batem na sua porta e solicitam o seu serviço. Elas podem vir a partir de algum conteúdo que você publicou, de um anúncio que você fez ou através de algum outro ponto de contato como o seu site, telefone, redes sociais, etc.

 

CHECKLIST INBOUND:
• Eu posso solucionar o problema?
Existe um desejo recíproco de trabalharmos juntos no projeto?
• Quem me procurou pode pagar pelo preço que pratico?
Existe uma definição clara de quais entregas serão necessárias e de prazo?

 

 

#3 Social Selling

Vendas por redes sociais

Essa abordagem tem por objetivo fazer conexões. Aqui você vai atrás das oportunidades ideais via rede social, se relacionando com as pessoas que fazem parte dessas empresas através de mensagens diretas. Faça uma pesquisa prévia para entender do seu prospect e busque criar valor antes de sair vendendo o seu serviço.

 

CHECKLIST SOCIAL SELLING:
Posso entregar valor para essa pessoa e para a empresa em que ela trabalha?
• Há alguma notícia recente e relevante para introduzir a conversa?
• Faz sentido pedir a opinião dessa pessoa a respeito de algum projeto que eu desenvolvi?
• Faz sentido pedir detalhes de algum aspecto da empresa dessa pessoa?

 

PASSO A PASSO:

Envie uma mensagem amistosa, personalizada e instigante para cada pessoa > Avance com perguntas específicas sobre a empresa dela > Investigue se existem oportunidades para o que você entrega sem se vender > Se existem, agende uma conversa para falar sobre você! 😎

 

 

E aí? Curtiu essas dicas para crescer no design? Antes de mais nada, espero que esse conteúdo possa te ajudar! Você também pode gostar do nosso post Como ser mais eficiente nas vendas. Leia aqui.

 

Quer saber mais?

Assine o Design Drops Valkiria, nossa curadoria de conteúdos exclusivos por email para quem deseja viver de design. Clique aqui para se cadastrar!

 

 

design-blog-valkiria-moises-hansen