Conheça 4 abordagens do design e como aplicá-las ao seu negócio

Muito se fala das diferentes abordagens que o design pode ter.

 

É bem verdade que o design vai muito além da estética, das formas e conteúdo e está em quase tudo que consumimos e se relacionamos, desde uma experiência até em um produto de uso diário.

 
Entretanto, para ficar fácil de entender essa complexa ciência, gostamos de resumir à quatro simples abordagens.
 

 

No mundo dos negócios, o design é utilizado para estratégia, branding, produto e embalagem. Essas são as quatro áreas onde a ciência atua como protagonista, sendo uma ferramenta indispensável para construir soluções viáveis para cada modelo de negócio.

 

Na parte estratégica, praticamente tudo que a envolve pode ser desenhado. Desde um posicionamento de negócio, até uma arquitetura de marca. Tudo pode ser concebido através do uso de design e ele pode ser um grande aliado para se alcançar resultados relevantes e ter mais ideias.

 

Em produto, a abordagem é simples: tudo o que existe ou ainda não foi descoberto pode ser imaginado e criado com a exploração do design. Os produtos mais interessantes da atualidade, foram concebidos com um olhar minucioso sobre a ciência, indo muito além da estética e da funcionalidade.

 

Uma marca hoje vende muito além de produtos e serviços, promete também elementos intangíveis, como uma experiência, um estilo de vida ou uma personalidade. No universo de branding, o design permeia todos os pontos de contato de uma marca, sendo um poderoso aliado para a construção de um ativo sólido, que oferece um valor único à um negócio e possibilita a diferenciação.

 

Por fim, a embalagem. Um ponto fundamental que dá início à interação dos clientes com qualquer produto. E todo grande produto, merece uma excelente apresentação. Por isso, a importância da abordagem do design também para package, onde se pode criar uma estrutura e um layout bem apresentado, que se destaca aos olhos de quem está comprando.

 

 

Naturalmente, o design não se resume somente à esses pontos. É mais que isso. Contudo, facilita a compreensão se trouxermos para ótica mais prática, do mundo dos negócios. Nesse contexto, as quatro principais abordagens mostram como é possível alcançar resultados significativos com a inovação através do design. 

 

 

 

design-blog-valkiria-thomas-wilms

Post a Comment