
Você conhece os 10 princípios do bom design?
Não subestime um projeto de design.
Um bom design é algo difícil de definir, mas fácil de sentir.
Você já refletiu sobre o que determina um bom design?
Você sabe avaliar um bom projeto de design?
Dieter Rams é um dos designers de produto mais influentes do século 20. Famoso pelos inúmeros projetos desenhados, mas, também, por condensar suas ideias sobre o que caracteriza um bom produto. O compilado dessas informações é conhecido como os 10 princípios do bom design.
Os princípios listados por ele são úteis pois servem para orientar, compreender e valorizar um bom projeto. Essas ideias continuam a inspirar designers e atrair os consumidores até hoje.
Conheça os 10 princípios do bom design:
1 Bom design é inovador
As possibilidades de inovação não estão, de modo algum, esgotadas. O desenvolvimento tecnológico está sempre oferecendo novas oportunidades para projetos inovadores. Mas o design inovador sempre se desenvolve em conjunto com tecnologia inovadora e nunca pode ser um fim em si mesmo.
2 Bom design torna o produto útil
Um produto é comprado para ser usado. Tem que satisfazer certos critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Um bom design enfatiza a utilidade de um produto e desconsidera qualquer coisa que possa prejudicá-lo.
3 Bom design é estético
A qualidade estética de um produto é essencial para sua utilidade, pois os produtos são usados todos os dias e têm efeito sobre as pessoas e seu bem-estar. Apenas objetos bem executados podem ser bonitos.
4 Bom design torna o produto compreensível
Ele esclarece a estrutura do produto. Melhor ainda, pode fazer com que o produto expresse claramente sua função, fazendo uso da intuição do usuário. Na melhor das hipóteses, é auto-explicativo.
5 Bom design é honesto
Não torna um produto mais inovador, poderoso ou valioso do que realmente é. Não tenta manipular o consumidor com promessas que não podem ser mantidas.
6 Bom design é discreto
Produtos que cumprem uma finalidade são como ferramentas. Eles não são objetos decorativos nem obras de arte. Seu design deve, portanto, ser neutro e restrito, para deixar espaço para a auto-expressão do usuário.
7 Bom design é durável
Evita estar na moda e, portanto, nunca parece antiquado. Ao contrário do design da moda, dura muitos anos – mesmo na sociedade descartável de hoje.
8 Bom design é minucioso
Um bom design é minucioso até o último detalhe: nada deve ser arbitrário ou deixado ao acaso. Cuidado e precisão no processo de design mostram respeito ao consumidor.
9 Bom design é amigo do meio ambiente
O design contribui de forma importante para a preservação do meio ambiente. Conserva recursos e minimiza a poluição física e visual ao longo do ciclo de vida do produto.
10 Bom design é o mínimo possível
Menos, mas mais – porque se concentra nos aspectos essenciais, e os produtos não são sobrecarregados com itens desnecessários. De volta à pureza, de volta à simplicidade.
Por fim, ainda nesse ponto sobre os princípios que guiam o bom design, existe o livro os “Princípios Universais do Design“, escrito pelo Lidwell. Esse livro, é um guia de referência interdisciplinar com mais 125 conceitos relacionados ao design, à psicologia, à engenharia e à arquitetura. Confira aqui nessa matéria uma reflexão sobre como esses princípios impactam naquilo que gostamos.